Mormente deve-se pontuar que a discriminação enraizada na sociedade corrobora para o agravamento da problemática. Nesse escopo, Albert Einstein afirma, que "É mais fácil desintegrar um átomo do que o preconceito". Sob essa ótica, a reflexão de Einstein levanta a questão de se o preconceito extremo será permitido a prejudicar a coesão social, uma vez que, o preconceito está cada vez mais comum na sociedade, gerando assim, discriminações não apenas de gênero, mas também de etnia, raça, sexualidade, etc. Dessa forma, criam-se paradoxalmente barreiras que isolam as mulheres, que são o grupo mais afetado, de serem devidamente valorizadas pelo trabalho de cuidado que realizam.
Além disso, cabe ressaltar que a omissão estatal agrava diretamente nos desafios que as mulheres enfrentam por uma maior visibilidade pelos trabalhos de cuidados que realizam. Nesse contexto, o Artigo 5, da constituição federal, assegura os direitos e as liberdades fundamentais dos cidadãos brasileiros. No entanto, torna-se evidente que este artigo é desconsiderado quando o estado falha em cumprir sua obrigação de garantir os direitos essenciais de todos os cidadãos, uma vez que não disponibiliza maiores recursos para a realização digna de trabalhos de cuidado, como: maior apoio às mulheres, maior valorização desses trabalhos, maior remuneração, entre outros. Desse modo, a negligência governamental diante da problemática não pode ser normalizada.
Portanto, torna-se imprescindível superar os problemas que inviabilizam os desafios para enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil. Para isso, é papel do governo, provedor do bem-estar social, implementar ações que visam garantir todos os direitos dos cidadãos, através da efetivação de leis mais rígidas. Isso deve ocorrer para que o problema em questão seja revestido.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada