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Por marifreiress
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#38337
A obra “Utopia” de Thomas More retrata uma sociedade perfeita, caracterizada pela ausência de problemas e conflitos. No entanto, no Brasil, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que a inclusão digital PARA o público de terceira idade ainda enfrenta grandes barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de More. Consequentemente, esse cenário antagônico é fruto tanto do medo em manusear de forma errada os dispositivos eletrônicos quanto pelo baixo domínio de conhecimento tecnológico.

Precipuamente, é valido pontuar que o medo é um dos principais fatores que ocasionam o distanciamento do indivíduo DOS aparelhos celulares e computadores. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido à falta da PROMOÇÃO DE CURSOS DE CAPACITAÇÃO DIGITAL PARA IDOSOS, existe um receio por parte deles quanto ao manuseio correto desse tipo de equipamento, isto envolve e até um certo temor quanto a causar dano ao dispositivo.

Ademais, é imperativo ressaltar que para uma pessoa que nasceu em uma época distante existe uma dificuldade de aproximação com os recursos de última tecnologia. Tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que falta de uso e interação com os aparelhos eletrônicos gera um analfabetismo digital, ASSIM como distanciamento do mundo virtual, o que contribui para a perpetuação desse quadro deletério.

Assim, medidas são necessárias para conter o avanço da problemática na sociedade brasileira. Necessita-se que, urgentemente, a família se interesse pelo desenvolvimento do idoso, incentivando-o a acessar a internet, usar smartfones e procurando sempre os instruir ao invés de realizar tarefas online por eles. Com o tempo o medo de utilizar de forma errada diminuirá. Além disso, é fundamental que o governo promova cursos de capacitação em informática com o objetivo de levar conhecimento e socialização. Uma vez que o aumento da autoestima faz com que eles percebam que suas capacidades não são assim tão limitadas. Desse modo, em médio e longo prazo a coletividade alcançará a Utopia de More.¬¬
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 193

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 193

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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