• Avatar do usuário
#75082
Na série "Atypical", um jovem com Transtorno de Espectro Autista (TEA) se encontra em busca de sua própria independência. Embora haja no Brasil milhões de pessoas que sofrem com esse transtorno, tais indivíduos ainda passam pela exclusão no país; fato que deve ser desfigurado, visto que autistas precisam ser tratados de maneira igualitária.
De acordo com a Lei nº 12.764/12 todo cidadão autista, assim como os demais, tem seus direitos garantidos mediante à lei. A partir deste fato pode-se dizer que, tanto autistas quanto não autistas, se inserem dentro da cidadania brasileira, onde todo cidadão tem de ser respeitado e inserido nos âmbitos sociais de forma justa.
Apesar de boa parte dos brasileiros discriminarem pessoas portadoras de TEA existem grandes nomes da sociedade que não se limitaram pelo transtorno. Um dos exemplos é o pintor conhecido como Van Gogh, que mesmo tendo aspectos de comportamento e comunicação influenciados pelo autismo, usufruiu de suas aptidões físicas em suas obras-primas; provando que todos possuem seus méritos.
É evidente que autistas devem ser incluídos na sociedade brasileira de forma igualitária. Desse modo, é preciso que o Ministério da Saúde, a fim de evitar a discriminação dos autistas, invista em políticas de conscientização sobre a TEA em canais de mídia e comunicação, e promova programas de capacitação para atender a demanda em atendimentos de saúde à pessoas com autismo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 133

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 133

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Saúde Pública no Brasil

OLÁ! Tudo bem? Espero que seu dia estej[…]

3m1ly aaah muito obrigada pela correç&ati[…]

Consumismo no Brasil

Eraldonunes eurodrigo Gi69 Anne24 Lol[…]

Jean Jaques Rosseau, filósofo iluminista, a[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM