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Por gabrioliver
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#130248
O Brasil sofre com a desigualdade em muitos segmentos, em diversas regiões do país a população não tem acesso a água potável, saneamento básico, transporte, segurança, moradia, alimentação, dentre outros problemas presentes em nosso cotidiano.
Atualmente existem planos de auxilio governamentais, que por meio de incentivos financeiros favorecem a famílias que complementam deste beneficio a suas rendas, porém muitas pessoas não tem acesso a informação e permanecem a margem da sociedade, em diversos espaços públicos, dependendo de donativos vindos de ONGs e instituições de caridade. Além da insegurança alimentar, são frequentes os casos noticiados em telejornais em que moradores de rua são agredidos e mortos por grupos vinculados a ideias extremistas.
Diversos outros grupos sofrem com a violência na sociedade, o preconceito motiva diversos casos de racismo, feminicídio, transfobia, em que as pessoas são muitas vezes hostilizadas, agredidas, excluídas, constrangidas em ambientes públicos, de trabalho e de convívio familiar.
A constituição brasileira garante a liberdade, a opção religiosa e sexual, e o acesso a meios básicos para garantia e proteção a vida, a sociedade deve estar aberta ao debate e facilitar o acesso a mecanismos que visam reduzir a exclusão de grupos marginalizados, buscando a promoção da educação de jovens e adultos por meio de programas como o EJA, presença da assistência social por meio de mapeamentos efetivos de grupos em situações de vulnerabilidade, criação de fundos econômicos por meio de parcerias que possibilitem promover a profissionalização voltada para a comunidade visando a garantia de formação da população carente por meio de cursos profissionalizantes e pontes de acesso ao mercado de trabalho.
Deste modo o país encontraria métodos eficazes para avançar pautas ainda mais relevantes afim de garantir o desenvolvimento humano, o combate a indiferença, a violência, a fome, o acesso a moradia, promovendo leis que auxiliem a formação da sociedade para todas as pessoas.

Segundo envio, aguardo correção,
Obrigado pela ajuda, Deus te abençoe.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 0

Você não atingiu os critérios definidos na Competência 5. O participante não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.

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Por gabrioliver
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#130249
@Amandx193
oi, por favor me dá um help na correção hehe
me ajudou bastante o feedback da semana passada
:) :)
1
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Por Amandx193
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#130280
Oi, meu anjo! Dou uma olhada, sim.

Comparado à sua última redação, você evoluiu bastante. Além disso, observei que você sabe argumentar muito bem! Parabéns!
Porém, quero deixar algumas observações importantíssimas para seu crescimento.

Repertórios sociocultural:
Os repertórios sociocultural são avaliados lá na competência 2. Assim, a competência 2 vai exigir que você traga no mínimo um repertório. Vou te explicar detalhada e simplificadamente o que é repertório, caso você ainda não tenha ouvido falar.

Repertório sociocultural:

"O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pela prova, classifica repertório sociocultural como 'toda e qualquer informação, fato, citação ou experiência vivida que, de alguma forma, contribui com argumento para a discussão proposta pelo participante'."

Basicamente, o repertório é um conhecimento seu onde você irá usar na redação para embasar os seus argumentos. Esse conhecimento pode ser uma frase de filósofo, um livro, série, um filme, um desenho animado, ou até mesmo uma música. Ele vai fundamentar os seus argumentos.

Mas... o seu repertório precisa ser produtivo, legitimado e pertinente. Vale a pena dar uma olhada com calma nisso depois.

Ah! Quer uma dica? Traga um repertório na introdução, outro no primeiro desenvolvimento, mais um no segundo desenvolvimento e retome o seu primeiro repertório no último período da sua conclusão.


Erros gramaticais:

1. "acesso a informação": o correto seria "acesso à informação", ou seja, acrescentar uma crase.
2. "muitas pessoas não tem": o correto seria "muitas pessoas não têm"
3. "permanecem a margem da sociedade": também usa-se a crase, ficando, assim, "permanecessem à margem da sociedade".
4. "A constituição": quando for citar a Constituição, lembre-se de grafá-la com letra inicial maiúscula.

Esses dentre outros erros, que aparentemente são "bobos" e negligenciáveis, precisam ser olhados com mais cautela, já que te levam a perder ponto na competência 1.


Essas foram as coisas que eu gostaria de avaliar hoje, mas, como eu disse da última vez, existem MUITAS coisas que precisam melhorar na sua redação. Por isso, invista, se dedique e se esforce, pois tenho certeza que você vai arrasar no ENEM. Eu acredito no seu potencial!

Qualquer dúvida, estou aqui.
Beijos! ❤️
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Por gabrioliver
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#130282
muito obrigado @Amandx193 !
Vou pesquisar sobre a questão do repertório e me atentar aos erros gramaticais.
Vlw mesmo! Suas dicas ajudam demais!
;) :mrgreen:
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