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#45835
Uma das teses filosóficas de São Tomás de Aquino defende que todo indivíduo merece ser tratado com dignidade. Todavia, na sociedade hodierna, os desafios da inclusão das pessoas com deficiência no sistema educacional contraria o ponto de vista do pensador, porquanto fica evidente a falha na tal integridade perante essa conjuntura. Nesse contexto, é mister uma intervenção que mitigue o entrave, que possui como causas a ausência de acessibilidade e o preconceito no meio social.
De início, é incontrovertível que que a falta de acessibilidade a um ensino de qualidade configura-se como óbice na resolução do problema. Nesse sentido, uma quantidade escassa de escolas possuem um sistema inclusivo adequado e específico para esses jovens. É notória a insuficiência de profissionais e materiais especiais responsáveis pela aprendizagem, e por conseguinte, pelo desenvolvimento gradual da criança com necessidades especiais.
Ademais, o preconceito no ambiente escolar e social contribui para a prevalência do impasse. Logo, a citação do filósofo Francis Bacon, cujo diz que o comportamento humano é contagioso, corrobora a intolerância e o bullying contra deficientes disseminado entre os indivíduos. Em detrimento disso, a solução para a problemática é dificultada e permanece no meio geral.
Destarte, é urge medidas eficazes para a mitigação do empecilho. Dessa forma, escolas em parceria com a prefeitura devem promover um espaço para conversas, com o fito de fomentar debates e conscientização acerca da inserção da criança deficiente na educação. Tais eventos podem ocorrer no período extraclasse, propor a participação de alunos, professores, especialistas e, concomitantemente, sendo aberto à comunidade. Em suma, espera-se que o projeto auxilie na construção de uma sociedade respeitosa e tolerante no que diz respeito à inclusão do sujeito com deficiência.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 167

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#45845
@Kauany

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Comentários
Os 5 elementos
Outras observações

Introdução
Uma das teses filosóficas de São Tomás de Aquino defende que todo indivíduo merece ser tratado com dignidade. Todavia, na sociedade hodierna, os desafios da inclusão das pessoas com deficiência no sistema educacional contraria o ponto de vista do pensador, porquanto fica evidente a falha na tal integridade perante essa conjuntura. Nesse contexto, é mister uma intervenção que mitigue o entrave, que possui como causas a ausência de acessibilidade e o preconceito no meio social.
Boa introdução, nada a dizer!

Desenvolvimento 1
De início, é incontrovertível que que a falta de acessibilidade a um ensino de qualidade configura-se como óbice na resolução do problema. Nesse sentido, uma quantidade escassa de escolas possuem um sistema inclusivo adequado e específico para esses jovens. É notória a insuficiência de profissionais e materiais especiais responsáveis pela aprendizagem, e por conseguinte, pelo desenvolvimento gradual da criança com necessidades especiais.
Você não apresentou repertório algum que comprove seus argumentos, faltou uma base concreta para você se apoiar!

Desenvolvimento 2
Ademais, o preconceito no ambiente escolar e social contribui para a prevalência do impasse. Logo, a citação do filósofo Francis Bacon, cujo diz que o comportamento humano é contagioso, corrobora a intolerância e o bullying contra deficientes disseminado entre os indivíduos. Em detrimento disso, a solução para a problemática é dificultada e permanece no meio geral.
Sua argumentação é muito rasa e seu repertório não foi bem inserido!


Conclusão
Destarte, é urge medidas eficazes para a mitigação do empecilho. Dessa forma, escolas em parceria com a prefeitura (agentes) devem promover um espaço para conversas (ação), com o fito de fomentar debates e conscientização acerca da inserção da criança deficiente na educação (efeito/finalidade). Tais eventos podem ocorrer no período extraclasse, propor a participação de alunos, professores, especialistas e, concomitantemente, sendo aberto à comunidade (detalhamento). Em suma, espera-se que o projeto auxilie na construção de uma sociedade respeitosa e tolerante no que diz respeito à inclusão do sujeito com deficiência.
Sua proposta está incompleta, pois falta o meio/modo!

Você tem uma boa noção de como fazer uma redação modelo ENEM, mas se atente principalmente a argumentação. :D
#45957
A introdução está completa! Contextualiza bem, apresenta o tema e a tese, além disso, você faz uso dos elementos coesivos. Parabéns!

De início, é incontrovertível que que a falta de acessibilidade a um ensino de qualidade configura-se como óbice na resolução do problema. (Tópico frasal) Nesse sentido, uma quantidade escassa de escolas possuem um sistema inclusivo adequado e específico para esses jovens. (Use conectivo para ligar as partes do seu texto. Articular ou não as partes do texto influenciará na 4 competência) É notória a insuficiência de profissionais e materiais especiais responsáveis pela aprendizagem, e por conseguinte, pelo desenvolvimento gradual da criança com necessidades especiais.
Seu argumento é bom, mas falta repertório. Se esforce para trazer algum dado que possa comprovar o que você diz. Lembre-se que o objetivo aqui é convencer seu leitor. Além disso, você não arrematou seu argumento, e isso é importante, faz parte da estrutura do desenvolvimento.

Ademais, o preconceito no ambiente escolar e social contribui para a prevalência do impasse. (Tópico frasal) Logo, a citação do filósofo Francis Bacon, cujo diz que o comportamento humano é contagioso, corrobora a intolerância e o bullying contra deficientes disseminado entre os indivíduos. Em detrimento disso, a solução para a problemática é dificultada e permanece no meio geral.
Nesse segundo desenvolvimento, noto que a estrutura está completa! Possui tópico frasal, argumento e o fechamento, além disso, você trouxe repertório, mas você poderia se dedicar um pouco mais a argumentar, afinal, esta dissertação é argumentativa. ;)

Na sua conclusão, apenas reforço o que já foi observado, falta o modo/meio. Mas, vejo que você está a poucos passos de alcançar uma conclusão completa, pois você arrematou a tese na conclusão, apresentou quase todos os elementos de intervenção e fechou a redação, além de ter usado os recursos coesivos adequadamente.
Parabéns! Continue praticando e logo alcançará o êxito![/color]

Espero ter ajudado!😘

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