Em uma primeira análise ,deve se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater os desafios de implantar a educação financeira no brasil. nesse sentido, observa-se que a educação e o fator principal para o desenvolvimento de um país. atualmente, ocupando a 19 posição na economia mundial ,seria racional acreditar que o brasil possui um sistema público eficiente. contudo, a realidade e justamente o posto e o resultado desse contraste e claramente refletido na falta de conhecimento financeiro que a população se encontra. já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem desse direito indispensáveis, como a educação, o que e infelizmente evidente no país.
Ademais ,é fundamental apontar que os desafios que cerca a implementação da educação financeira no cenário brasileiro. Por consequência, isso ocorre pela falta de comprometimento do governo em vista dos problemas que tal assunto causa como impulsionador do problema. Segundo a constituição federal "a educação, direito de todos e dever do estado, diante de tal exposto a negligência governamental faz com que a falha na educação venha a atingir a população como um todo, logo , é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. para isso é imprescindível que o mec, por intermédio de palestras e conscientização, venha mostrar e implementar de forma progressiva e contínua a educação financeira como disciplina na vida acadêmica do brasileiro a fim de preparar o cidadão brasileiro a lidar com as finanças e o mercado de trabalho. Assim se consolida uma sociedade mais capacitada, onde o estado desempenha corretamente seu "dever", tal como diz na constituição.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada