Em primeira análise, evidência-se a má formação dos professores. É evidente que para alcançarmos bons resultados, um dos primeiros passos é pensar na capacitação do educador. Sob essa ótica, o professor e gestor da escola Comandante Amaral Peixoto, Carlos Henrique Patrício, disse: "O professor que se formal mal, forma mal." Dessa forma, percebemos que se os educadores não se capacitarem de forma adequada, podem causar um empecilho na capacidade do aluno.
Além disso, é notório a falta de oportunidades de capacitação e aprimoramento profissional. Visto que, a causa são por várias razões, como falta de tempo dos educadores, em razão deles lecionarem em diferentes escolas, e a baixa valorização da profissão. Desse modo, Albert Einstein disse: "A aprendizagem é uma aventura, e o professor deve ser o guia que estimula a curiosidade e a descoberta." Porém, como o professor pode estimular o aluno, se ele não tem o preparo necessário, por isso, podemos concluir que o profissional precisa dessa oportunidade.
Depreende-se, portanto, a adoção de medidas que venham ampliar o nível de oportunidades de capacitação que os docentes precisam. Dessa maneira, cabe ao Ministério da Educação e Cultura (MEC), criar eventos com palestras que estimule o docente a querer se capacitar, por meio de verbas governamentais, a fim de que o docente se capacite e lecione da melhor maneira possível. Somente assim, reduziremos o baixo rendimento acadêmico, como o professor de "Assassination Classroom" fez.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.