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#55603
No desenho Turma da Mônica , em um de seus episódios intitulado "CIDADANIA" , é abordado como a inclusão e o respeito contribuem para a construção de um país melhor. Fora da ficção, contrariando a ideia retratada na animação, o Brasil enfrenta problemas no que tange a oferta de uma educação inclusiva a todos . Nesse sentido, esse quadro preocupante decorre da displicência do poder público e da escassa abordagem da problemática.


Sob esse viés, deve-se ressaltar, primeiramente, que a negligência governamental é um fator determinante na consolidação do problema.Nessa lógica, tem-se o pensamento do filósofo inglês Thomas Hobbes, de que o Estado deve garantir os direitos e o bem-estar da sociedade. Entretanto , ao se analisar os baixos investimentos governamentais no que diz respeito à educação, a exemplo da falta de uma infraestrutura de qualidade adaptada a todos, em grande parte das escolas públicas, fica evidente a contraposição com a tese do filósofo, haja vista que o Estado não cumpre o seu papel. Dessa forma, é inadmissível que em um país em que são cobrados altos impostos à população o poder público não assegure, na prática, os direitos garantidos pela carta Magna e promove uma condição de subcidadania a uma parte do corpo social.


Além disso, outro desafio é a falta de um debate amplo nas escolas acerca da importância da inclusão.A respeito disso, a série "ATYPICAL" aborda as dificuldades enfrentadas por Sheldon - portador do transtorno do especto autista - devido a falta de compreensão e respeito no ambiente escolar. Analogamente, as instituições de ensino ao não discutirem sobre a necessidade de inclusão e solidariedade acabam por contribuir para a desinformação da população que,por vezes, exclui os indivíduos com características que fogem da "Normalidade". Assim, é imprescindível trazer a pauta esse tema e debatê-lo amplamente.

Portanto, o Governo Federal, em parceria com o Ministério da Educação, deve elaborar um plano nacional voltado a inclusão educativa , por meio de investimentos na construção de escolas adaptadas a todos e na capacitação de professores para um melhor acompanhamento dos alunos, a fim de que a exclusão e segregação na educação deixe de ser uma realidade na sociedade brasileira. Paralelamentee, cabe as escolas promoverem rodas de conversas e debates sobre a importância da inclusão, com o objetivo de trazer lucidez sobre a temática e formar cidadãos atuantes na luta contra a problemática . Desse modo, os brasileiros poderão desfrutar de um país melhor, assim como o retratado em "CIDADANIA".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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