Segundo a LBI, ( Lei Brasileira de Inclusão ), a educação inclusiva é uma
concepção de ensino contemporânea, que visa garantir o direito de
todos à educação, garantindo igualdade em oportunidades, e a
valorização das diferenças humanas, contemplando as diversidades
étnicas, sociais, culturais, intelectuais, e físicas dos indivíduos. Embora a
criação da lei, a educação inclusiva sofre inúmeros obstáculos, assim,
prevalecendo apenas no papel.
Como um dos maiores desafios encontrados, podemos citar a falta de
acessibilidade. Engloba desde a precariedade estrutural, até a escassez
de profissionais capacitados para lidar com as necessidades das crianças.
A acessibilidade permite que pessoas com deficiências, ou mobilidade
reduzida, participem de atividades que incluem serviços, e informação,
incluindo sua adaptação e locomoção, sendo assim, imprescindível.
Além da falta de acessibilidade, outra dificuldade encontrada, é ausência
de profissionais capacitados e preparados para lidar com as
necessidades dessas crianças. Professores enfrentam dificuldades não só
na transmissão de informação para os alunos, mas, a ausência de
conhecimento em Libras, ( Língua Brasileira de Sinais ) sem esquecer, da
carência de intérpretes em suas aulas, tornando assim, árdua a
compreensão para o estudante.
É fundamental repensar, por meio da mobilização dos diversos setores
da sociedade, incluindo as famílias em parceria com o Estado, tendo
como objetivo, um forma de educar para incluir, como: a criação de
associações, a garantia de locais bem equipados e preparados na rede
pública, e o investimento na contratação de profissionais qualificados, e
na capacitação daqueles que já encontram-se integrados. Desse modo,
caminharemos para uma sociedade mais justa, na qual direitos não são
tratados como favores, resultando no combate aos desafios da educação inclusiva no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada