Por Cuscuz
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#37955
*Os desafios da educação inclusiva no Brasil.*
Segundo a LBI, ( Lei Brasileira de Inclusão ), a educação inclusiva é uma
concepção de ensino contemporânea, que visa garantir o direito de
todos à educação, garantindo igualdade em oportunidades, e a
valorização das diferenças humanas, contemplando as diversidades
étnicas, sociais, culturais, intelectuais, e físicas dos indivíduos. Embora a
criação da lei, a educação inclusiva sofre inúmeros obstáculos, assim,
prevalecendo apenas no papel.
Como um dos maiores desafios encontrados, podemos citar a falta de
acessibilidade. Engloba desde a precariedade estrutural, até a escassez
de profissionais capacitados para lidar com as necessidades das crianças.
A acessibilidade permite que pessoas com deficiências, ou mobilidade
reduzida, participem de atividades que incluem serviços, e informação,
incluindo sua adaptação e locomoção, sendo assim, imprescindível.
Além da falta de acessibilidade, outra dificuldade encontrada, é ausência
de profissionais capacitados e preparados para lidar com as
necessidades dessas crianças. Professores enfrentam dificuldades não só
na transmissão de informação para os alunos, mas, a ausência de
conhecimento em Libras, ( Língua Brasileira de Sinais ) sem esquecer, da
carência de intérpretes em suas aulas, tornando assim, árdua a
compreensão para o estudante.
É fundamental repensar, por meio da mobilização dos diversos setores
da sociedade, incluindo as famílias em parceria com o Estado, tendo
como objetivo, um forma de educar para incluir, como: a criação de
associações, a garantia de locais bem equipados e preparados na rede
pública, e o investimento na contratação de profissionais qualificados, e
na capacitação daqueles que já encontram-se integrados. Desse modo,
caminharemos para uma sociedade mais justa, na qual direitos não são
tratados como favores, resultando no combate aos desafios da educação inclusiva no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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