• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#78048
No filme "O menino que descobriu o vento" é retratado a história de um garoto que transforma sua vida e de seus familiares com base na educação, na qual adquire conhecimento com muito esforço estudando por livros. Sendo assim, é destacado a importância do ensino na vida dos brasileiros, e também a educação financeira não é diferente. Desse modo, na contemporaneidade, os desafios ainda persistem, pela falta de gerenciamento de gastos pessoais, que é uma causa alarmante e muito persistente no Brasil.
Sob essa perspectiva, é fato que muitos jovens acabam se endividando apenas por não ter conhecimento sobre o assunto. Que a comédia "Os delírios de consumo de Becky Boom" representa uma mulher que seu sonho é atuar na área de moda em Nova Iorque, e consegue o desejado emprego. Mas, por falta de administração, se endivida por ser uma compradora compulsiva, que não é um raro na população mais jovem. Por isso, muitas consequências graves advém dos desafios da educação financeira no Brasil.
Outro ponto relevante, é as escolas não falar sobre finanças, o que também causa problemas. Afinal, isso precisa ser alertado, já que em casa muitos não tem conhecimento sobre o assunto para entender seus filhos. Portanto, isso precisa ser melhorado o mais rápido possível com um ensino de qualidade no país.
Assim, fica evidente a problemática dos desafios da educação financeira. A atuação do Governo Federal, juntamente com o Ministério da Educação é de extrema importância. Ainda cabe a mídia promover campanhas publicitárias, debates, em um horário nobre para que todos consigam assistir e que esses obstáculos de cunho social, sejam cada vez menos recorrente à sociedade brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

#78307
Oi, tudo bem? Obrigada por me marcar.

Acredito que sua dissertação precisa ser mais desenvolvida em aspectos como a argumentação e a coerência. Caso você ainda não conheça o canal da Débora Aladim no Youtube, te aconselho a assistir os vídeos do método de redação dela, pois podem te ajudar a construir melhor os próximos textos.

Você precisa também dar mais atenção à ortografia, para evitar erros básicos. Te indico estudar mais e mais sobre o modelo ENEM e as competências, e seguir fazendo redações para treinar, inclusive aqui na plataforma. Você tem potencial!

Se puder, dá uma passada na minha redação: a-importancia-da-literatura-na-formacao ... 40395.html

Sabe como é, aqui uma mão lava a outra :D
analfabetismo no Brasil

Oi, Iurymed , tudo certo? bora lá (lembran[…]

Título: Mais problemas O programa mais m&[…]

Jotaveh walace vanussa Isabelaassis

Como a arte pode ser inclusiva no Brasil? Ao menc[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM