Em primeiro lugar, vale ressaltar que nem todos estudantes têm disponibilidade de Internet para estudar online. De acordo com pesquisas feitas pelo IBGE, cerca de 25% da população brasileira não possui Internet em seus lares. Sendo assim, sem o principal meio para a EAD, parte do corpo discente encontra-se excluído dessa nova ferramenta da Era digital. Embora as TICS tenham preços acessíveis, grande parcela do povo brasileiro mal tem renda para o básico, sendo a desigualdade social um fator agravante para o desenvolvimento da educação brasileira.
Outrossim, o reconhecimento da educação a distância, por parte de empresas, como uma modalidade qualificadora é ínfimo. Nesse contexto, o profissional que se forma em uma faculdade a distância, por exemplo, recebe menos oportunidades de emprego que um graduado presencialmente. Isso ocorre, principalmente, pela desconfiança em relação à qualidade da graduação, haja vista que essas empresas desconhecem a legitimidade atribuída pelo Ministério da educação a EAD.
Portanto, é imprescindível que medidas sejam tomadas para o combate aos desafios da educação a distância no Brasil. Dessa forma, cabe ao Ministério da educação, em parceria com o Ministério da economia, promoverem o acesso à Internet para famílias de baixa renda, por meio da distribuição de vale-Internet para pessoas que comprovem a condição econômica e estudantil. Para que, assim, todos possam usufruir de um ensino de qualidade, igualmente. Ademais, o poder legislativo deve criar um projeto de lei, o qual exige das empresas a contratação de graduados em EAD em pelo menos 20% do total de funcionários contratados, a fim de que haja a incorporação de profissionais, antes excluídos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 175
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 155
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 165
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.