Nesse contexto,em primeiro lugar,a negligência governamental é um obstáculo presente no impasse.Segundo Thomas Hobbes-filósofo inglês-o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população.No entanto,tal responsabilidade não está sendo honrada,visto que a máquina estatal falha em proporcionar campanhas de incentivo à doação de sangue,uma vez que pouco se debate sobre a importante da doação sanguínea -nas escolas,por exemplo-, o que resulta na ausência de sangue nos homocentros. Dessa forma, é essencial que o governo cumpra o seu papel.
Ademais,a omissão da sociedade é outro obstáculo a ser superado."A insatisfação é o primeiro passo para o progresso de um homem ou de uma nação" relata Oscar Wilde,filósofo irlandês.Todavia, percebe-se que a sociedade não demonstra insatisfação em relação á contribuição sanguínea no Brasil,uma vez que a falta de empatia e solidariedade pelo outro agrava a problemática,visto que os agentes sociais brasileiros não se solidarizam com as necessidades alheias,como a escassez da doação de sangue,que poderia ser resolvido por um simples gesto de bondade.Por fim, é indescritível que esse problema continue a pendurar.
Há de se combater ,portanto,o desafio.Neste viés,as escolas- responsáveis pela transformação social-devem conscientizar a sociedade sobre a importância da doação sanguínea por meio de projetos pedagógicos,como paletras,que mobilizem a sociedade a ajudar indivíduos que têm necessidades sanguíneas.Essa iniciativa terá a finalidade de mobilizar o Estado,que,por sua vez, promoverá não apenas campanhas de incentivo,mas também debates.Deste modo,certamente,a realidade brasileira estará mais próxima da idealizada por Thomas More.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.