Avatar do usuário
Por Anavcb
Quantidade de postagens
#122687
O filme "Wall-E" da pixar retrata uma distopia gerada pelo consumismo exarcebado da sociedade gerando tanto que lixo que quase deixou a terra inabitável. Saindo da ficção e entrando na realidade brasileira, é possível notar que o filme condiz com o possivel futuro da sociedade hodierna, na qual é bem comum ver a população comprando coisas que não precisam apenas para ter as coisas mais novas do mercado. O alicerce dessa problemática é o consumismo enraizado na sociedade que é diariamente agravado pelas mídias sociais.
Primeiramente é essencial exaltar o consumismo como o principal causador da cultura do desperdício, cultura essa que foi disseminada ao Brasil através de sua aliança com os Estados Unidos na Segunga Guerra Mundial. A ideologia do "American way of life" (Estilo de vida americano) ganhou grande peso no país, mesmo que nem sempre seja um estilo que a população brasileira possa sustentar, apesar das dificuldades grande parte da nação continua cega pela idealização de vida perfeita e tenta a todo custo passar isso através de bens materiais.
Ademais, é fácil notar que a sociedade hodierna se acostumou com a corrida para ver quem tem o melhor celular ou quem tem mais bolsas, demonstrando com perfeição o que a célebre escritora, Simone Beauvoir, descreveu com o pensamento de que o maior absurdo de uma nação é se acostumar com os absurdos do seu cotidiano. Nesse contexto, nota-se que a inércia da população diante de tal barbárie só pode ser explicada com a pressão das mídias sociais em cima da sociedade moderna, o que impulsiona as grandes empresas a inovar cada vez mais, criando um ciclo infinito de ambição pela novidade do momento.
É evidente, portanto, a necessidade de medidas que sintetizem a cultura do desperdício no Brasil. Então, é necessário que o Ministério da Educação, juntamente com o setor midiático, proporcione uma reeducação, em nível nacional, da relação entre cidadão e consumo, através de um Projeto Nacional de Educação Financeira. Visando assim, promover a compra consciente.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
4 Respostas 
496 Exibições
por AthenaJBM
5 Respostas 
355 Exibições
por Miks19
0 Respostas 
117 Exibições
por gxusta
1 Respostas 
88 Exibições
por Juh18Arruda
Desperdício de alimentos no Brasil
por FlorDeRub1    - In: Outros temas
3 Respostas 
261 Exibições
por FlorDeRub1
0 Respostas 
103 Exibições
por ThiagoVent
0 Respostas 
246 Exibições
por Mariajsjjska
0 Respostas 
113 Exibições
por jainantunes
2 Respostas 
170 Exibições
por Felipe082
5 Respostas 
440 Exibições
por Felipe082
Alguém pode atribuir nota?

A Constituição Federal de 1988, docu[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM