• Avatar do usuário
#78438
Seguindo o pensamento do escritor, Guimarães Rosa, a água de boa qualidade é como saúde e liberdade: só se tem valor quando quando acaba. Nesse contexto, a água é essencial na vida de todos, no entanto, a crise hídrica no Brasil tem sido a pauta de vários debates, visto que a sociedade brasileira tem cada vez mais motivos para tamanha discussão. Desse modo, pode-se apontar que não só o aumento no consumo de água, mas também a falta de chuva são os principais responsáveis pelo quadro. Portanto torna-se necessário analisar e debater sobre os impactos da problemática.

Primeiramente, cabe ressaltar que o elevado consumo de água contribui para o agravamento da crise hídrica no país, a demanda por tal recurso é crescente, e é nítido a irresponsabilidade de tais indivíduos ao explorar tanto de um recurso não renovável. Segundo pesquisas, o aumento do consumo da água aumentou em seis vezes no século 20. Nesse sentido, o desperdício é evidentemente um problema para a população, uma vez que com o aumento populacional a água é cada vez mais explorada. Assim, enquanto a sociedade insiste em ignorar tais cuidados, os reservatórios correm riscos.

Ademais, os índices pluviais abaixaram significamente nos últimos anos, visto que os reservatórios estão em níveis baixíssimos, comprometendo uma água de boa qualidade à população. É pertinente analisar a "terceira lei de Newton", a qual diz que toda ação tem uma reação. Sob tal lógica, tal crise é consequência dos desmatamentos e queimadas, causados pelo pela ação humana, que interfere nos fenômenos da natureza. Assim, a interferência humana é crucial na diminuição das chuvas.

Infere-se, portanto, a necessidade de medidas capazes de mitigar a problemática. Cabe ao governo federal, a conscientização da população sobre a importância da água, através de palestras e campanhas, usando a mídia como meio de difusão. Ademais, é necessário que o ministério do meio ambiente, crie medidas que possam solucionar o tema, através de regras mais rígidas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Título: Mais problemas O programa mais m&[…]

Jotaveh walace vanussa Isabelaassis

Como a arte pode ser inclusiva no Brasil? Ao menc[…]

Francis29 bibipadilha P300 VanessaSousa d[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM