Tal questão, em primeira instância, referente à ausência da readaptação social que engendra a lotação do cárcere. Sob essa ótica, o preconceito do meio social impossibilita a readaptação do ex-presidiário na sociedade, abrindo brecha à retomada ao crime. De acordo com, a escritora Camila Gioergetti, o povo é vítima constantemente de um estigma social, que surge com a manutenção de preconceitos implementados no meio social, exemplificando-se o gerador da exclusão dos ex-detentos. Por conseguinte, ocasiona-se o aumento de reincidência de presos, promovendo a lotação do cárcere. A título de exemplo, 42,5% dos presos são reincidentes, conforme a pesquisa do site O Globo.
Outrossim, a crise do sistema prisional também é causada pela negligência estatal. Sob esse viés, negligência do dever de assistência ao detento, leva a ele viver em condições insalubres, possibilitando a origem de transmissão de doenças. Nesse âmbito, o filósofo Michel Foucault, enuncia que a condição de vida imposta na prisão põe em risco a saúde do detento, sendo culpa do Estado não fornecer saneamento básico. Consequentemente, a falta de saneamento básico, promove a transmissão de doenças. À vista disso, segundo a pesquisa do Portal Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), cerca de 20% dos presos brasileiros são portadores de doenças que adquiriram na penitenciaria.
Evidencia-se, portanto, que a falta da readaptação social, jungido pela negligência estatal, torna-se a crise do sistema prisional um imbróglio a ser combatido. Isso posto, cabe ao Governo Federal, por intermédio do DEPEN, averiguarem medidas de melhorias das infraestruturas das prisões, que visando condições adequadas de saneamento básico, contribuindo para prevenção de transmissões de doenças, à similitude a Noruega que emprega ótimas condições de habitação aos presidiários. Dessarte, essas ações viabilizam-se por meio da promoção de atividades socioeducativas nas cadeias, na medida que estimular a reeducação dos detentos, a reinserção no meio social se tornar possível. Assim, objetiva-se o fornecimento de saneamento básico adequado ao cárcere brasileiro, e a ressocialização do ex-detento, diminuindo a reincidência nas prisões e contribuindo para diminuição da lotação.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.