À frente, é indispensável demarcar a débil ação do Poder Público como mantenedora da problemática. Esse panorama inoperacional das esferas de poder alude à teoria das Instituições Zumbis, formada pelo sociólogo Zygmunt Bauman, que as expõe como presentes na sociedade, embora não disponham de sua função social com eficiência. Murray Rothbard, economista norte-americano, destaca que essa conjunção se dá à conta de que uma parcela dos representantes governamentais, visando um retorno imediato de capital político, negligenciam a conservação de diretos básicos. Logo, é notável que a omissão do Estado sustente a existência da problemática.
Por conseguinte, é efetuada a ausência de fiscalização e, seguidamente, a banalização da questão. Posto isso, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, cerca de 10% da população não tem acesso à Internet em seus lares, fruto da falta de fiscalização e controle sobre parta da população, em especial grupos marginalizados alcançados pela segregação socioespacial existente no país. Diante de tal exposto, é denotado o empeço crescente na vida desses cidadãos, vivendo num cenário cujo a falta de acesso à tecnologia constitua um atraso dimensional em suas vidas no Brasil atual. Logo, é inconcebível que essa realidade siga a perdurar por mais tempo.
Portanto, medidas são necessárias para atenuar os desafios ao acesso à Internet no Brasil. Para isso, é preciso que o Estado, junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, se empenhe na criação de leis e liberação de verba voltada à tecnologia, visando atingir a parte populacional que ainda sofre com o atraso tecnológico, a fim de extinguir a disparidade que jaz. Dessa forma, espera-se que o acesso à Internet no Brasil seja distribuído de forma igualitária e que ninguém seja deixado para trás.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.