Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como: "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#43447
Na série mexicana "La casa de las Flores", a personagem transgênero María Jose sofre discriminação por parte de alguns personagens. De maneira análoga, a transfobia também se encontra presente na atual sociedade brasileira. Nesta perspectiva, cabe apontar as causas: a lenta mudança na mentalidade social e a impunidade.

Em primeiro lugar, é válido ressaltar o papel do preconceito da sociedade em relação aos transgêneros no problema. Sobre isso, a Constituição Federal de 1988 assegura que todos os seres humanos nascem iguais em dignidade e direitos. No entanto, essa máxima não é devidamente seguida pela população brasileira, que constantemente discrimina o transexual, seja por não respeitar seu nome social, seja por cometer violência contra ele; assim o deixando, infelizmente, marginalizado da sociedade.

Ademais, cabe destacar a negligência do Estado como contribuinte da problemática
Acerca disso, segundo levantamento realizado pelo Ministério da Saúde, de 2014 à 2017, 992 transgêneros foram mortos no Brasil. À vista disso, fica visível a presença da impunidade, que, graças à falta de ação por parte do Poder Público, abre imagens para a continuidade da transfobia. Em razão disso, urge a necessidade de reverter essa grave situação.

Portanto, medidas estratégicas precisam ser tomadas para mitigar esse impasse. Para isso, o Estado deve realizar ações de punição para os crimes de transfobia. isso se dará por meio da agilização de processos já abertos, a fim de garantir que o cenário de impunidade seja modificado. Desse modo, situações como a apresentada em "La Casa de las Flores" serão atenuadas da realidade brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#43450
Contextualização
Apresentação do tema
Tese
Termos coesivos
Tópico Frasal
Dados
Argumentação
Arrematação da Tese
Elementos da proposta de intervenção
Frase de efeito
Comentários


Na série mexicana "La casa de las Flores", a personagem transgênero María Jose sofre discriminação por parte de alguns personagens. De maneira análoga, a transfobia também se encontra presente na atual sociedade brasileira. Nesta perspectiva, cabe apontar as causas: a lenta mudança na mentalidade social e a impunidade.( Boa! Contextualiza, apresenta o tema e a tese!)

Em primeiro lugar, é válido ressaltar o papel do preconceito da sociedade em relação aos transgêneros no problema. Sobre isso, a Constituição Federal de 1988 assegura que todos os seres humanos nascem iguais em dignidade e direitos. No entanto, essa máxima não é devidamente seguida pela população brasileira, que constantemente discrimina o transexual, seja por não respeitar seu nome social, seja por cometer violência contra ele; assim o deixando, infelizmente, marginalizado da sociedade.( Nesse desenvolvimento sua abordagem é pouco aprofundada. Aconselho estruturar melhor suas ideias. Faltou também arrematar a tese!)

Ademais, cabe destacar a negligência do Estado como contribuinte da problemática( Ponto)Acerca disso, segundo levantamento realizado pelo Ministério da Saúde, de 2014 à 2017, 992 transgêneros foram mortos no Brasil. À vista disso, fica visível a presença da impunidade, que, graças à falta de ação por parte do Poder Público, abre imagens para a continuidade da transfobia. Em razão disso, urge a necessidade de reverter essa grave situação.( Nesse desenvolvimento digo o mesmo que o D1. Sua argumentação precisa ser mais aprofundada. Sua arrematação de tese não está pertinente. Nela diz que o problema precisa de solução, algo a ser dito na conclusão, logo, desnecessário trazer isso para o desenvolvimento!)

Portanto, medidas estratégicas precisam ser tomadas para mitigar esse impasse. Para isso, o Estado ( Agente)deve realizar ações de punição para os crimes de transfobia( Ação). isso( Isso) se dará por meio da agilização de processos já abertos( Meio), a fim de garantir que o cenário de impunidade seja modificado( Finalidade). Desse modo, situações como a apresentada em "La Casa de las Flores" serão atenuadas da realidade brasileira.( Conclusão incompleta! Faltou o detalhamento da ação!)

Sua redação é boa, mas carece de aspectos relevantes. Estude argumentação, arrematação de tese e proposta de intervenção.
No mais, é só!
Espero a próxima! :D

jherodrigues , gostei bastante da sua redaç[…]

Desde a antiguidade, as mulheres sempre foram vist[…]

Intolerância Religiosa no Brasil.

GlendaMorais , poderia corrigir, por favor?

Oi, Ana Uma correção já foi […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM