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#39927
"Penso que não cegamos, penso que estamos cegos, cegos que nao veem, cegos que, vendo, não ver". O trecho do romance da obra modernista "Ensaio sobre a Cegueira", de José Saramago, critica, por meio do uso de metáforas, a alienação de uma sociedade que se torna invisual. De maneira análoga, infelizmente, vê-se que tal obra atemporal nao foge da cegueira contemporânea, na qual a esfera social nao enxerga os malefícios da falta de cuidados com a saúde no Brasil. Nesse sentido, dois fatores não podem ser negligenciados: a falha no sistema educacional e a inoperância estatal.
A princípio, observa-se que a falha no âmbito escolar contribui para a mínima atenção dada a saúde mental no Brasil. Sob esse viés, o filósofo alemão Immanuel Kant conceitua que é no problema da educação que assenta o grande do aperfeiçoamento da humanidade. Dessa forma, para garantir que a saúde mental deixe de ser um problema, é necessário que haja, primeiramente, sua discussão nas escolas, pois é notória a capacidade de mudança que esse pode promover.
Ademais, é oportuno comentar que a inoperância estatal também dificulta a resolução da saúde mental no Brasil. Nesse contexto, o filósofo iluminista Jean-Jacques Rousseau diz que, na medida em que o Estado isenta-se da garantias dos direitos dos cidadãos, há um descumprimento do contrato social. Desse modo, verifica-se que o governo investe mininamente em espaços que acolham pessoas, que possuam sua saúde mental afetada pela celeridade da vida moderna.
É necessário, portanto, que ações sejam desenvolvidas para a promoção da importância dos cuidados da saúde mental.
Sendo assim, o Ministério da Educação, como instância máxima da administração dos aspectos educacionais do Brasil, deve promover aulas chamativas sobre a saúde mental, mostrando como lidar com a celeridade da vida moderna, por intermédio de "lives", em seus canais de comunicação, com o intuito de mostrar a população a cerca da saúde mental. Só assim, a alienação invisual proposta por José Saramago será evitada.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#39929
Olá!! Primeiramente parabéns pelo seu texto, de verdade, eu fiz um texto sobre esse mesmo tema e ficou parecendo de criança perto do seu!!! Não tenho certeza sobre os critérios específicos de redação, mas avaliei sua redação com 960, porque meu professor de redação sempre diz para colocarmos as consequências do problema no texto, evidenciando na introdução e elaborando nos desenvolvimentos. Não tenho certeza se é um critério do ENEM ou só preferência do meu professor... Portanto, se não for parte da competência do Enem, desculpa pela avaliação, o certo seria 1000, na minha humilde visão de iniciante no ramo de redações. Muito obrigada pelo seu texto, vai servir de modelo pra inspirar minhas próximas redações!!! Se puder me dar dicas sobre redação, ficarei muito grata. Obrigada pela atenção!!
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