Por oqueres
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#38097
No livro "Os sofrimentos do jovem Werter", do escritor alemão Goethe, Werter é garoto que após sofrer uma desilusão amorosa acaba desenvolvendo problemas psicológicos e tirando sua própria vida. Apesar do livro ser do século XVIII, percebe-se que a temática torna-se atual, haja visto que o Brasil é um país que pouco se preocupa com a saúde mental e que possui um aumento nos casos de ansiedade, depressão e suicídio motivados pela era tecnológica.
Em primeiro lugar, cabe analisar os principais motivos para o aumento dos casos dessas patologias psicológicas. Para o sociólogo sul coreano Byung Chul-Han em sua obra "A sociedade do cansaço", as mídias sociais forçam um ideal de vida que gera nas pessoas a necessidade de autocobrança para encaixar-se no padrão, proporcionando, portanto, o surgimento da ansiedade e depressão. Nesse sentido, observa-se que as redes sociais, fazendo uso da massificação das ideias, pode-se tornar um grande malefício a saúde mental dos brasileiros e cabe, dessa maneira, que haja uma educação crítica dos cidadãos para fazer um bom uso desses meios.
Além disso, é mister frisar que muitos casos de ansiedade e depressão findam no suicídio, outro problema das sociedades hodiernas. A respeito disso, o sociólogo Émile Durkheim classificou o suicídio como um fato social no qual o indivíduo, não se sentindo mais parte da sociedade, perde sua identidade social e acaba tirando sua própria vida. Partindo desse ponto de vista, atualmente a internet configura-se como um inimigo real à saúde mental dos seus usuários que, impelidos e pressionados pela busca da vida perfeita, não se sentem encaixados no ideal divulgado, perdendo assim sua identidade, como afirmou Durkheim.
Portanto, verifica-se que é necessário que o Governo Federal, órgão responsável pela garantia da saúde pública no país, tome as devidas providências para mitigar a problemática. Isso se dará por meio da inclusão da disciplina de Educação Digital em todas as escolas do Brasil junto a uma campanha de combate e prevenção ao suicídio na grande mídia, conscientizando toda a população sobre a necessidade de usar o olhar crítico sobre os meios digitais e alertando-os sobre os potenciais perigos desses ambientes. Dessa maneira, espera-se que os dramas psicológicos vivenciados por Werter possam ser reduzidos na sociedade brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por jheromagnoli
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#38152
oqueres escreveu:@jherodrigues pode me ajudar corrigindo minha redação?
Bom dia!

Sua redação possui a estrutura certa: uma boa introdução (é importante logo na introdução você citar os argumentos que vai rebater), o desenvolvimento com argumentos (apesar de seus argumentos se resumirem a mesma coisa: mídia e internet) e na conclusão a solução.
Muito bom você citar livro e filósofos, demonstra conhecimento no assunto. Mas ficou muito em cima desses conceitos filosóficos, faltou demonstrar o seu ponto de vista . Na solução poderia ter citado o nome de um órgão governamental de fato, o ministério da educação por exemplo.
Sugiro atenção para evitar o uso do gerúndio (NDO) no texto. Continue praticando, você está indo muito bem.

Pode me marcar nos comentários da redação que tento ajudar s2 || ENEM & Concurso Público
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