Por BeatrizWww
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Segundo a Constituição Federal de 1988, no seu artigo 205, é dever do Estado e da família promover e incentivar a educação com a colaboração da sociedade, visando o desenvolvimento da pessoa e sua qualificação para o trabalho. Assim, faz-se necessário a atenção do Poder Público ao evidente aumento contínuo da evasão escolar na sociedade brasileira, que atinge estudantes de escolas tanto públicas quanto privadas, principalmente negros e pardos. É relevante, assim, realizar uma análise que corrobora com essa problemática: as questões financeiras relacionadas a cada indivíduo incluído na sociedade e as dificuldades de aprendizagem escolar.
Em primeiro lugar, é notório destacar que, durante a Roma Antiga, a educação era extremamente limitada à elite. No entanto, ainda hoje, há semelhanças com esse contexto, visto que há uma grande desigualdade no Brasil referente a questões financeiras de diferentes indivíduos inseridos na sociedade atual. Segundo dados do IBGE, há uma redução de 20% dos 50 milhões de alunos matriculados entre 14 e 29 anos. Isso mostra que muitos estudantes desistem do ensino para ir à procura de trabalho por necessidade, pois grande parte não possui boas condições de vida, devido às disparidades sociais e econômicas.
Ademais, cabe ressaltar que, segundo o pedagogo e filósofo brasileiro Paulo Freire, a educação muda as pessoas e elas transformam o mundo. É notório, assim, que as dificuldades de aprendizagem encontradas na escola são capazes de conduzir ao fracasso do aluno, uma vez que geram desinteresse e acarretam baixo rendimento no estudo. Contudo diversos fatores interferem na vida escolar do aluno, como o método de aprendizagem fornecido pelo professor, o relacionamento professor - aluno e o despreparo da instituição para auxiliar os alunos. Assim sendo, torna-se urgente reconhecer que esse processo compromete o desenvolvimento do aluno e provoca incertezas, tanto como, inseguranças a respeito da futura inserção no mercado de trabalho.
Em suma, com objetivo de minimizar a evasão escolar no país é dever do Governo Federal em parceria com o Ministério da Educação promover palestras e campanhas para os corpos discentes, a fim de incentivar a conclusão dos estudos. Outrossim, cabe às escolas promover uma ampliação da gestão democrática para atender melhor às expectativas da comunidade escolar por meio de estratégias de ensino inovadoras, por exemplo, planos de combate da evasão e monitoração das ações durante o ano letivo, buscando diagnosticar as realidades de cada estudante. Logo, os estudantes terão maior motivação para continuar a estudar e será erradicada a evasão escolar.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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