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Por jreis
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No mundo contemporâneo, é indispensável reconhecer o constante avanço tecnológico e a automatização de serviços, incluindo o uso das inteligências artificiais (IA). Nesse contexto, o filósofo Nick Bostrom, renomado pesquisador de Oxford, em seu livro "Superinteligência: Caminhos, Perigos, Estratégias", já aborda os possíveis cenários e o impacto de um futuro em que a inteligência artificial supere a capacidade humana. Diante dessa realidade, faz-se necessário analisar os desafios éticos e o impacto no mercado de trabalho.
No que tange às questões éticas, a implementação da inteligência artificial suscita preocupações fundamentais relacionadas à privacidade, à discriminação algorítmica e à responsabilidade em decisões autônomas. A coleta massiva de dados gera inquietações quanto ao uso inadequado das informações obtidas. Ademais, é imprescindível lembrar que os algoritmos são construídos com base em dados históricos que refletem desigualdades sociais, o que pode resultar em discriminação algorítmica.
No mercado de trabalho, as inteligências artificiais otimizam de forma racional a eficiência e a velocidade das tarefas. No entanto, é crucial considerar que alguns serviços anteriormente executados por seres humanos foram substituídos pela tecnologia, o que demanda a necessidade de requalificação profissional e pode até levar ao desemprego em situações extremas.
Diante dessa problemática, é imprescindível que governos, empresas e a sociedade em geral estejam atentos e busquem soluções adequadas. É necessário estabelecer regulamentações eficazes que garantam transparência e responsabilidade no desenvolvimento e uso da inteligência artificial. Além disso, é fundamental investir em programas de educação e treinamento que capacitem os indivíduos a se adaptarem às mudanças tecnológicas e desenvolverem habilidades complementares às desempenhadas pela IA.
Dessa forma, por meio da conscientização, da regulamentação adequada e do investimento na formação humana, é possível aproveitar os benefícios da inteligência artificial e mitigar seus desafios, promovendo um futuro mais ético, inclusivo e equitativo para todos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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