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#54647
O documentário "Muito além do peso" mostra que a obesidade chega na vida das pessoas, principalmente, pela falta de atividade física e por uma alimentação inadequada. Dessa forma, na realidade brasileira, o problema do sedentarismo também se faz presente mesmo com a idealização de um corpo perfeito. Com isso, urge a análise dos benefícios da prática esportiva, sendo ela importante para o desenvolvimento físico e mental.

Nesse contexto, é lícito destacar que o esporte precisa estar presente desde cedo na vida do indivíduo com o auxilio da educação esportiva no ambiente escolar. À luz dessa perspectivo, o filme "A cidade de Deus" retrata sobre uma comunidade corrompida pela violência onde muitas crianças deixaram de frequentar a escolar e, consequentemente, não recebem o incentivo da instituição de ensino para realizar exercícios físicos. Sendo assim, o conhecimento sobre os benefícios do esporte é distribuído de maneira desigual.

Ademais, vale postular que é fundamental se exercitar e saber conciliar isso com a rotina repleta de trabalho para obter melhor desenvolvimento físico e mental. A partir disso, de acordo com o escritor Augusto Cury - o homem joga fora a sua saúde para conseguir dinheiro, depois usa o dinheiro para reconquista-la- notando-se, assim, que abdicar da saúde para se dedicar mais ao trabalho é um problema que precisa ser resolvido.

Portanto, diante das questões supramencionadas, é essencial a criação de resoluções. Nesse âmbito, cabe ao Ministério da Saúde - responsável pela proteção e recuperação da saúde dos brasileiros- em parceria com o Ministério da educação ( MEC), incentivar a implantação da educação esportiva na vida da população por meio da disponibilização de ginásios para a realização do esporte e palestras que abordem temas sobre os benefícios de aderir à práticas mais saudáveis. Feito isso, a finalidade é evitar a obesidade e o sedentarismo de modo contrário ao que é mostrado no documentário "Muito além do peso".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 167

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 153

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#54712
Miniglossário
Desvio: problema de gramática ou de convenções de escrita.
Falha: problema de estrutura sintática.
Inadequação: problema de coesão.
Monobloco: redação constituída por um único parágrafo, configurando um bloco maciço de períodos sem qualquer organização paragráfica identificável.
Operadores argumentativos: elementos que são responsáveis pelo encadeamento dos enunciados, estruturando o texto e determinando a orientação argumentativa.
Parte embrionária: introdução, argumentação ou conclusão muito curta devido a sua pouca produção.
Sem direção: redação que apresenta informações, fatos e opiniões de forma caótica ou desconexa, isto é, um aglomerado de palavras, frases ou ideias que não se articulam entre si em defesa de um ponto de vista.
...
...
Correção da redação
Usuário(a): @EduardaBeatriz

Tipo de correção:
(X) Detalhada
(X) Completa

Legenda:
desnecessário ou redundante
(elementos da proposta de intervenção)
erro correção
linguagem confusa
mandou bem
"melhorável"
(w): observação
repetição

O documentário "Muito além do peso" mostra que a obesidade chega na vida das pessoas (1) as pessoas tornam-se obesas, principalmente, pela falta de atividade física e por uma alimentação inadequada. Dessa forma (2), na realidade brasileira, o problema do sedentarismo também se faz faz-se presente, mesmo com a idealização de um corpo perfeito (3). Com isso, urge a análise dos benefícios da prática esportiva, sendo ela importante para o desenvolvimento físico e mental (4).
Nesse contexto, é lícito (5) destacar que o esporte precisa estar presente desde cedo na vida do indivíduo com o auxilio da educação esportiva no ambiente escolar (6). À luz dessa perspectivo perspectiva, o filme "A cidade de Deus" retrata sobre (6) uma comunidade corrompida pela violência onde muitas crianças deixaram de frequentar a escolar e, consequentemente, não recebem o incentivo da instituição de ensino para realizar exercícios físicos (7). (8) Sendo assim, o conhecimento sobre os benefícios do esporte é distribuído de maneira desigual (9).
Ademais, vale postular que é fundamental se exercitar exercitar-se e saber conciliar isso com a rotina repleta de trabalho para obter melhor desenvolvimento físico e mental (10) (11). A partir disso, de acordo com o escritor Augusto Cury -, o homem joga fora a sua saúde para conseguir dinheiro, depois usa o dinheiro para reconquista-la- notando-se (12). Nota-se, assim, que abdicar da saúde para se dedicar mais ao trabalho é um problema que precisa ser resolvido.
Portanto, diante das questões supramencionadas (13), é essencial a criação de resoluções. Nesse âmbito sentido, cabe ao Ministério da Saúde (agente) - responsável pela proteção e recuperação da saúde dos brasileiros (detalhamento) -, em parceria com o Ministério da educação Educação (MEC) (agente), incentivar a implantação da educação esportiva na vida da população (ação) por meio da disponibilização de ginásios para a realização do esporte e de palestras que abordem temas sobre os benefícios de aderir à práticas mais saudáveis (meio). Feito isso, (14) a finalidade é evitar a obesidade e o sedentarismo (finalidade) (15) de modo contrário ao que é mostrado no documentário "Muito além do peso" (16).

Observações:
(1) Evite coloquialidades.
(2) Aqui não cabe um conectivo de valor conclusivo.
(3) Cuidado para não transmitir a ideia de que a idealização de um corpo perfeito é algo positivo. Tanto os padrões de beleza quanto o sedentarismo são negativos.
(4) Boa tese!
(5) Eu, pessoalmente, acho que há palavras melhores do que essa - pertinente, importante, relevante, essencial... Mas é só uma opinião minha. Não vou tirar pontos por isso.
(6) Quem retrata retrata algo (transitivo direto).
(7) Epa, epa, epa! Eu elogiei a sua tese justamente porque parecia haver uma evidente organização dos argumentos (arg. 1 => desenvolvimento físico / arg. 2 => desenvolvimento mental), mas você acabou tirando uma ideia nova da cartola. Muito cuidado com isso! O projeto de texto deve ser seguido claramente.
(7) Esse repertório não é produtivo, além de soar um pouco forçado. A relação entre o filme e o seu argumento ficou fraca, porque o esporte é algo secundário em "Cidade de Deus". Até há cenas em que os jovens jogam futebol, mas, salvo engano da minha parte, a questão da falta de incentivo não é abordada.
Além disso, pintei o conectivo de roxo por considerar que o filme não traz essa perspectiva.
(8) Após o repertório, não vá direto para o fechamento. É preciso que haja um aprofundamento. Procure seguir esta estrutura: tópico-frasal (apresentação da ideia central), comprovação (embasamento da ideia central), aprofundamento (desenvolvimento mais aprofundado do argumento) e fechamento (conclusão do raciocínio).
(9) A falta de consistência do raciocínio fragilizou essa conclusão.
(10) Ambiguidade.
(11) O argumento desse parágrafo também demonstra descumprimento do projeto de texto. A ideia discutida é diferente da que foi antecipada na introdução.
(12) Novamente, você saltou direto para o fechamento sem explicar o repertório.
(13) Evite metalinguagem.
(14) Inadequação coesiva. feito isso = como consequência, dessa forma, com isso...
(15) Proposta completa, parabéns! (eu tinha errado antes, desculpa)
(16) Boa retomada!

Referências
Material de leitura dos corretores do ENEM: apostila-manual-de-leitura-dos-corretor ... 15107.html
Verbo "retratar": https://www.dicio.com.br/retratar/

...
Se puder, doe para o projeto, por favor: donation/index.html
Os usuários que contribuírem terão benefícios no meu sistema de correções.

...
Ei, que tal agora corrigir os textos de outras pessoas? Continue este ciclo!
Você pode consultar a tabela oficial dos corretores do ENEM no link abaixo:
apostila-manual-de-leitura-dos-corretor ... 15107.html
#54713
Grade de avaliação
Usuário(a): @EduardaBeatriz

Legenda:
:mrgreen:: excelente
:D: bom
:): mediano
:(: insuficiente
:oops:: precário

Competência 1
...
  • Convenções de escrita: acentuação, ortografia, hífen, maiúsculas/minúsculas e separação silábica ( :mrgreen: )
  • Gramática: regência, concordância, pontuação, paralelismo sintático, emprego de pronomes e crase ( :D )
  • Escolha de registro: ausência de informalidades/marcas de oralidade ( :D )
  • Escolha de vocabular: ausência de escolhas lexicais imprecisas ( :D )
  • Estrutura sintática: construções sintáticas e fluidez textual ( :D )
...
Predominância de parágrafos com mais de um período:
(X) Sim
(X) Não => máx. 120
...
Presença de orações intercaladas, subordinações e inversões:
(X) Sim
(X) Não => máx. 160
...
:arrow: Justificativa da nota: bom domínio da norma padrão, com poucos desvios e somente uma falha.


Competência 2
...
Tema:
(X) Adequação total
(X) Tangenciamento => máx. 40
(X) Fuga => máx. 0
...
Tipologia dissertativo-argumentativa:
(X) Adequação total
(X) Traços constantes de outros tipos textuais => máx. 40
(X) Inadequação total => máx. 0
...
Proporção entre a introdução, o desenvolvimento e a conclusão:
(X) Nenhuma parte embrionária
(X) Uma parte embrionária => máx. 120
(X) Duas partes embrionárias => máx. 80
(X) Três partes embrionárias => máx. 40
...
Repertório sociocultural:
(X) Legitimado, pertinente e produtivo
(X) Legitimado e pertinente => máx. 160
(X) Apenas legitimado ou apenas pertinente => máx. 120
...
:arrow: Justificativa da nota: não há nenhum repertório produtivo.


Competência 3
...
Tema:
(X) Adequação total
(X) Tangenciamento => máx. 40
...
Defesa de um ponto de vista:
(X) Com direção
(X) Sem direção => máx. 40
...
Ausência de contradições graves:
(X) Sim
(X) Não => máx. 80
...
  • Argumentação: capacidade do autor de selecionar, relacionar, organizar e interpretar argumentos ( :) )
Selecionar: escolher argumentos conectados com o tema e com a tese ( :) )
Relacionar: encadear os argumentos de forma lógica, com progressão temática ( :) )
Organizar: dispor os argumentos visando ao cumprimento do projeto de texto ( :) )
Interpretar: estabelecer conexão entre o argumento e o tema e a tese ( :) )
...
  • Autoria: planejamento e execução ( :) )
Projeto de texto: presença de um plano estratégico ( :) )
Desenvolvimento: desdobramento dos argumentos ( :) )
...
...
:arrow: Justificativa da nota: há alguns problemas na argumentação, e o projeto de texto é mediano.


Competência 4
...
  • Ausência de repetições: repertório diversificado de recursos coesivos ( :mrgreen: )
  • Uso de recursos coesivos: coesão entre orações, períodos e parágrafos ( :D )
Presença de paragrafação:
(X) Sim
(X) Não -> máx. 80
...
Quantidade de operadores argumentativos entre parágrafos:
(X) Dois ou mais
(X) Um => máx. 160
(X) Nenhum => máx. 120
...
Presença de pelo menos um operador argumentativo dentro de cada parágrafo:
(X) Sim
(X) Não => máx. 160
...
...
Ausência de inadequações:
(X) Sim
(X) Não => máx. 160
...
:arrow: Justificativa da nota: boa articulação, com poucas inadequações.


Competência 5
...
Proposta de intervenção:
(X) Cinco elementos
(X) Quatro elementos => máx. 160
(X) Três elementos => máx. 120
(X) Dois elementos => máx. 80
(X) Um elemento => máx. 40
(X) Nenhum elemento => máx. 40
...
Tema:
(X) Adequação total
(X) Tangenciamento => máx. 40
...
Ausência de estrutura condicional:
(X) Sim
(X) Não => máx. 80
...
  • Eficiência: o quão eficaz para resolver o problema a proposta seria após sua implementação ( :D )
  • Especificidade: o quão específica é a proposta ( :D )
  • Viabilidade: o quão possível seria implementar a proposta ( :D )
...
:arrow: Justificativa da nota: proposta com todos os elementos necessários. Parabéns por gabaritar essa competência!


Comentários gerais

Pontos positivos: bom domínio da norma padrão, adequação ao tipo textual, boa articulação e proposta completa.
Pontos negativos: ausência de repertórios produtivos e presença de problemas argumentativos.

Pontuação
C1: 160
C2: 160
C3: 120
C4: 160
C5: 200
Total: 800

:!: Continue praticando!!! Conte comigo para melhorar!!!

:idea: Qualquer dúvida, questionamento ou pedido de ajuda, estou à disposição! ;)
#54715
Materiais de apoio sugeridos para você:

Competência 2
Repertório sociocultural: repertorio-sociocultural-c2-t15074.html

Competência 3
Lógica da argumentação: logica-da-argumentacao-c3-t15124.html
Projeto de texto: projeto-de-texto-c3-t15094.html
Exercícios sobre habilidades argumentativas (opcional): exercicios-sobre-habilidades-argumentat ... 28899.html

Bons estudos! ;)

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