• Avatar do usuário
#68039
No que concerne aos vários casos de acidentes de trânsito, registrados nos grandes centros urbanos, envolvendo motociclistas, é correto afirmar que existem diversos fatores que contribuem para essa problemática. Entre esses fatores estão: o desrespeito ou desatenção por parte dos demais motoristas de automóveis (ônibus, lotações, táxis); o comportamento apressado e despreparo dos próprios motociclistas; condição inadequada da infraestrutura viária; longa jornada de trabalho; condições climáticas; trafegar a noite, entre outras. Vale ressaltar dois desses fatores que mais contribuíram nos últimos anos para esses acidentes, são esses: infrações de trânsito e uso de bebida alcoólica.

No que diz respeito às infrações de trânsito, uma das problemáticas que mais causam acidente envolvendo os motociclistas, no distrito federal, no ano de 2014, a rede SARAH de hospitais de reabilitação, fez um levantamento em que 57,1% das pessoas atendidas por acidentes de trânsito, eram motociclistas. 73% desses motociclistas entrevistados atribuiu o acidente sofrido a comportamentos e atitudes humanas, relacionados a infrações de trânsito como: ultrapassagens; excesso de velocidade; manobras proibidas, entre outras. Diante disso, ano após ano cresce o número de acidentes deixando vários feridos e até mortos, como consequência da quebra das leis de trânsito.

Ademais, de acordo com o levantamento do Detran-DF, o uso de álcool foi o principal fator de risco nos acidentes envolvendo os condutores de moto, nos anos de 2016, 2016 e no primeiro semestre de 2018. Com base nos dados do Instituto de Médico Legal (IML), em 2017, 113 vítimas apresentaram resultado positivo para o uso de álcool. Os efeitos de estar alcoolizado podem ser fatais no que diz respeito ao trânsito, o álcool reduz os reflexos e a capacidade de reação do condutor, visto que dirigir requer total atenção do motorista.

Em suma, existem várias soluções para evitar os acidentes envolvendo motociclistas. Diante das problemáticas como: infrações de trânsito e uso de álcool. Se faz necessário que haja uma reeducação no trânsito por parte dos condutores de veículos; uma legislação mais eficaz, com punições mais severas; mais sinalizações, e campanhas com o intuito de conscientizar os motoristas em geral. Assim sendo, os condutores de veículos poderão ser mais cautelosos, para que haja uma redução nas estatísticas de acidentes. Estatísticas essas que, com certeza, não são apenas números, são seres humanos que sofrem com a indisciplina e a irresponsabilidade dos motoristas em geral no trânsito.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Sabemos que a meritocracia na sociedade brasileira[…]

Olá! Alguém poderia me auxiliar por[…]

Frequentemente, comenta-se muito a respeito da que[…]

A pirataria no Brasil

Olá, tudo bom? Espero que minhas dicas pos[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM