Avatar do usuário
Por cacaucolatt
Quantidade de postagens
#129069
Desde 1824, a Constituição Federal tem sido fundamental para a democracia brasileira. Completando dois séculos, o Senado Federal representa um pilar democrático cuja relevância é enraizada na Constituição. Ao longo dos anos, o Senado desempenhou um papel crucial na defesa dos princípios democráticos e na representação dos interesses dos cidadãos. Porém, seus 200 anos também geram reflexões sobre desafios como o fortalecimento das instituições democráticas e o combate à corrupção e à impunidade.
Diante disso, o fortalecimento das instituições democráticas é fundamental para a consolidação e a manutenção de um sistema político. Nesse sentido, a separação de poderes é um princípio-chave para garantir o equilíbrio e a limitação do poder estatal. Como afirmado por Montesquieu, "Para que não se possa abusar do poder, é preciso que, pela disposição das coisas, o poder freie o poder". Isso significa que cada poder do Estado, Legislativo, Executivo e Judiciário, deve operar de forma independente, exercendo suas funções sem interferência dos outros poderes.
Além disso, o combate à corrupção e à impunidade é crucial para o fortalecimento das instituições democráticas e para a promoção da justiça na sociedade. Dessa forma, é fundamental investigar os casos de corrupção, garantindo que os responsáveis sejam devidamente punidos conforme a lei. Isso pode incluir políticos, funcionários públicos, empresários e outros envolvidos em práticas corruptas. Um exemplo notório de investigação e punição da corrupção é a Operação Lava Jato no Brasil, que resultou na prisão de figuras proeminentes e na recuperação de bilhões de reais desviados dos cofres públicos.
Em suma, o próprio Senado tendo responsabilidade de tomar iniciativas, adote medidas eficazes para fortalecer as instituições e combater a corrupção, por meio de campanhas de conscientização e palestras em escolas e comunidades. Promovendo um sistema político mais justo, transparente e inclusivo para a sociedade brasileira contemporânea.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
1275 Exibições
por sarrah
0 Respostas 
627 Exibições
por maria0808
0 Respostas 
253 Exibições
por theodoro
0 Respostas 
218 Exibições
por Mireli
0 Respostas 
239 Exibições
por Joyce2410
0 Respostas 
70 Exibições
por Mariakaylla
1 Respostas 
62 Exibições
por Yuresantos01
0 Respostas 
38 Exibições
por Estudx
0 Respostas 
32 Exibições
por Yasmimtpes
0 Respostas 
1395 Exibições
por Raphaelarxs

A Declaração Universal dos Direitos […]

ㅤㅤEm um cenário de constantes transforma&cc[…]

A relação do homem com o trabalho, a[…]

Abandono paterno no Brasil

Caiunao

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM