• Avatar do usuário
Avatar do usuário
Por Custodio
#82789
Em 1997 o registro de nascimento se tornou gratuito no Brasil pela lei Nº 9.534 facilitando muito o acesso ao documento mais importante do brasileiro, mesmo assim a problemática persiste e muitas pessoas até hoje sofrem com a carência dos documentos mais básicos, configurando um desafio a ser sanado.
Isso ocorre seja pela negligência pessoal do indivíduo, seja por parte dos familiares, que culturalmente não enxergam a importância de irem até o cartório e registrar o seu nome e de seus filhos. Se até o documento mais básico não é visto com importância, podemos inferir que a negligência com os outros documentos como CPF, RG entre outros é ainda maior. Um exemplo que demonstra o descaso dos brasileiros com seus documentos e do atleta de fisiculturismo conhecido como “Ramo dino” que perdeu os documentos em uma enchente mas que só resolveu tirar a segunda via meses antes da competição mais importante do seu esporte onde ele ficou em 5º lugar.
Por conseguinte, presencia-se um forte descaso do poder público de divulgar o tema, a falta de publicidade com o propósito de incentivar a prática, com certeza é um dos agravantes do comportamento inadequado. Quando vemos o poder das campanhas publicitárias em outras áreas como nas campanhas de vacinação contra poliomielite e outras doenças, podemos observar as taxas de infectados caírem drasticamente, fica claro assim o papel imprescindível que as propagandas têm de criar boas práticas na população.
Portanto, é mister que o Governo Federal tome providências para amenizar o quadro atual. Para a conscientização da população brasileira a respeito do problema ,urge que o Ministério da Propaganda crie, por meio de verbas governamentais, campanhas publicitárias nos mais diversos meios de comunicação sobre a importância do registro de nascimento e de todos os outros documentos disponíveis ao povo brasileiro. Como visto nas campanhas de vacinação, o poder da publicidade em criar boas práticas poderá ser uma arma fortíssima para se criar uma cultura de valorização e orgulho do brasileiro de sempre estar com os documentos em dia.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

"O mais escandaloso dos escândalos &eac[…]

Redação ENEM 2021

Na obra utopia do escritor inglês Thomas Mor[…]

"O mais escandaloso dos escândalos &eac[…]

A despeito de todo progresso científico e h[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM