Em primeira análise, as transfusões de sangue fazem a diferença entre a vida e a morte para centenas de pacientes todos os dias, porém a falta de conscientização sobre a temática se mostra um grande problema no Brasil. Contudo, uma boa parcela da população absorve informações equivocadas sobre a doação de sangue e, como consequência, o número de doadores caiu para, aproximadamente, 3 milhões de pessoas, segundo a campanha “Doe Sangue Regularmente” realizada pelo Ministério da Saúde, em 14 de junho. Dessa forma, tem-se uma necessidade de amenizar esta problemática em prol do bem- estar coletivo.
Além disso, salienta-se a falta de incentivos à doação como impulsionador do problema. De acordo com Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, a falta de solidez nas relações sociais, políticas e econômicas é a característica da “modernidade líquida” vivida no século XXI. Diante de tal contexto, a ausência de estímulo ao ato provoca um déficit dentro dos hemocentros, o que prejudica pessoas que precisam do sangue, como exemplo, vítimas de acidentes. Com base nisso, o incentivo a esta prática é crucial para a correção deste déficit.
Diante do exposto, medidas devem ser tomadas com o propósito de amenizar esta problemática. Logo, cabe ao Ministério da Saúde, órgão do Governo Federal, em conjunto com a mídia, chegar em um denominador comum do melhor para os cidadãos, por meio de campanhas informativas de fácil entendimento para propagar e orientar popularmente a possibilidade de ajuda; com o intuito de evitar que situações se agravem posteriormente. Como efeito social, os obstáculos para ampliar a doação de sangue no Brasil, serão resolvidos. Assim, a sociedade perfeita, como relata a obra “Utopia” de Thomas More, será concretizada.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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