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#26185
No filme estadunidense "Todo Poderoso" é retratada a história do jornalista Bruce Nolan, que não compreendia a importância de doar sangue até sofrer um acidente e sobreviver graças às frequentes doações de sua esposa. Fora da ficção, a realidade não é destoante, haja vista que são encontrados obstáculos na doação de sangue no Brasil, bem como a falta de doadores e pré-requisitos estabelecidos a alguns voluntários. Nesse sentido, o desinteresse da população e as restrições aos homossexuais destacam-se na perpetuação do problema.

Em uma primeira análise, é imprescindível ressaltar que doar sangue não é um hábito entre a maioria dos brasileiros, o que se configura como um verdadeiro entrave para o aumento nas bolsas coletadas. Em contraste à recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), de que 3% da população deve contribuir, o Ministério da Saúde informa que apenas 1,6% dos brasileiros são doadores. Dessa maneira, é lícito afirmar que bem como o comportamento de Nolan, grande parte da sociedade não compreende a importância dessa ação. Logo, passam a fazê-la apenas quando alguém próximo necessita, sem torná-la um hábito.

Em uma segunda análise, vale postular que o preconceito enfrentado pelos homossexuais corrobora para a baixa no número de doadores. De início, o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) permitem que homoafetivos contribuam desde que sigam a norma de abstinência sexual durante 12 meses antes da coleta. Tal pré-requisito é um exemplo indubitável de discriminação, visto que apenas os homossexuais são submetidos a esse tipo de restrição, que por conseguinte, sentem-se inferiorizados e até desistem de ir aos hemocentros. Assim, o órgão que deveria promover a saúde acaba por elevar uma ação preconceituosa sobre a oportunidade de salvar mais vidas.

Portanto, faz-se meinster a tomada de medidas para atenuar o problema. A fim de impulsionar as doações, urge que os estados na figura de Secretarias Municipais de Saúde efetuem a criação de uma norma que descarte o requisito de abstinência sexual mediante a presença de exames médicos que comprovem a condição de saúde favorável do doador para a coleta. A ação ocorrerá por meio de um projeto de lei entregue à Câmara dos Deputados, e nesta deve ainda constar incentivos para os doadores regulares - como um vale lanche - sendo estes garantidos 1 vez por mês no intervalo entre uma doação e outra, podendo ser cancelado caso haja interrupção na frequência de coletas do contribuinte. Espera-se, com isso, romper com os obstáculos na doação de sangue e ao contrário de Nolan, compreender a importância dessa ação sem que seja preciso acidentar-se para isso.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 165

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 195

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 195

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#26200
Oi, @Flaviaa. Quando se trata de redações suas, não vejo muitos erros, sou apenas uma estudante e estou aprendendo ainda e por isso não sou apta a corrigí-la. Porém, o comentário que deixo para você é que gostei muito do seu texto e com certeza vale uma boa nota! Só tenho a lhe desejar, sucesso. ♡
#26224
Ashiley escreveu:Oi, @Flaviaa. Quando se trata de redações suas, não vejo muitos erros, sou apenas uma estudante e estou aprendendo ainda e por isso não sou apta a corrigí-la. Porém, o comentário que deixo para você é que gostei muito do seu texto e com certeza vale uma boa nota! Só tenho a lhe desejar, sucesso. ♡
Catapimbas! Vou considerar como um elogio . Mas de toda forma, você como leitora com certeza tem uma observação aqui ou um detalhe ali. Eu também sou só uma estudante, vim entender (mais ou menos) a estrutura de um texto dissertativo-argumentativo esse ano (e juro que não foi na escola, o projeto tem me ajudado muuuuito).
Estou tentando aprimorar minhas redações e é muito satisfatório pra mim que você tenha gostado, mas não tenha medo de fazer observações. Mesmo que alguma vez a gente acabe comentando algo de forma equivocada, a grande vantagem é que podemos debater e compartilhar conhecimento. Suas observações sempre me serão bem vindas! Sempre temos algo para melhorar.
Desde já, muito obrigada
#26234
@Ashiley, como a @Flaviaa disse você não precisa ter medo de expressar a sua opinião sobre o outro texto, é bom que todo mundo sai ganhando. Quando entrei no projeto não sabia nada sobre redação, tudo o que aprendi foi graças às dicas que do Felipe e da Du, assim o ciclo vai só continuando. Tenho certeza que você tem ótimas observações para fazer sobre o texto da Flávia. E ah, todos aqui são meros mortais que estão aprendendo, então sinta-se a vontade para compartilhar o seu conhecimento com a gente! :D
Flávia, assim que me for possível irei corrigir a sua redação ;)
#26236
Jeniffeeee escreveu:@Ashiley, como a @Flaviaa disse você não precisa ter medo de expressar a sua opinião sobre o outro texto, é bom que todo mundo sai ganhando. Quando entrei no projeto não sabia nada sobre redação, tudo o que aprendi foi graças às dicas que do Felipe e da Du, assim o ciclo vai só continuando. Tenho certeza que você tem ótimas observações para fazer sobre o texto da Flávia. E ah, todos aqui são meros mortais que estão aprendendo, então sinta-se a vontade para compartilhar o seu conhecimento com a gente! :D
Flávia, assim que me for possível irei corrigir a sua redação ;)
Exatamente!
Vou aguardar!
#26291
Faltou mais repertório (citações filosóficas e artísticas) . Conclusão muito grande, não é necessário uma conclusão tão densa como essa. É melhor investir nos desenvolvimentos do que gastar linha na conclusão.

As citações são essenciais para uma nota no Enem, há nota 1000 que um candidato botou 4 diferentes no mesmo texto. Tente melhorar isso!!
#26292
Felipe082 escreveu:Isto é um probleminha para a coerência externa: https://brasil.elpais.com/brasil/2020-0 ... xuais.html
Mas, de qualquer forma, a redação está ótima. Você arrasa, @Flaviaa!

Observação: vou dar mais detalhes assim que eu puder.
OBS: Eu procurei por essa informação (até no site do G1) e dizia que eles começaram com essa ação, mas que o Ministério da Saúde e a Anvisa não flexionaram as medidas.
De toda forma, obrigada pela informação, irei descartar essa segunda possibilidade para a argumentação! Aguardo por mais observações ☆
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