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Por Jotaveh
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A Constituição Federal de 1988 garante o direto à saúde. Todavia, nem sempre essa garantia é posta em prática no Brasil, onde tanto a falta de consciência alimentar saudável quanto a permissividade publicitária do setor de alimentos são causas da obesidade e alimentação irregular. Logo, é válido discutir a problemática.

Diante desse cenário, cabe destacar a falta de consciência alimentar no país como fator do problema. Nesse sentido, Arthur Schopenhauer afirma que os limites do conhecimento de um homem determinam sua visão de mundo. Seguindo a lógica do filósofo, ao não fornecer educação alimentar nas escolas brasileiras, o Brasil contribui para uma visão nutricional limitada dessa. Consequentemente, essa visão pode fortalecer hábitos alimentares prejudiciais à saúde de um público que, desinformado, não saiba dos riscos que corre ao consumir determinado produto. Assim, é necessário conscientizar a sociedade sobre tal questão.

Ademais, a permissividade publicitária do ramo alimentício é outro agravante. Sob essa ótica, Durkheim argumenta ser dever do Estado garantir o funcionamento correto da sociedade. Contudo, o Estado brasileiro vai contra o pensamento do sociólogo ao não proibir, assim como proibira vinhetas de cigarro, o marketing de alimentos prejudiciais à saúde. Em decorrência disso, a população, desde crianças até adultos, é incentivada a consumir produtos hipercalóricos ricos em sais e açúcares. Em decorrência disso, há uma forte tendência de aumento das doenças cardiovasculares no país, as quais podem gerar prejuízos aos cofres públicos, devido a potenciais gastos hospitalares. Desse modo, é evidente a necessidade de proibir esse tipo de propaganda.

Portanto, é imprescindível superar as causas da obesidade no Brasil. Nesse viés, cabe ao Ministério da Saúde promover a educação alimentícia no país, por meio da inserção de nutricionistas nas escolas de nível fundamental e médio, os quais devem propôr, de maneira personalizada e semanal, uma dieta para cada aluno, com o fito de conscientizar os discentes e suas famílias sobre a alimentação correta. Paralelamente, o Poder Legislativo deve proibir a publicidade de alimentos que prejudicam a saúde da população, a fim de reforçar a educação nutricional recebida nas escolas. Assim, o país facilitará o direito à saúde previsto em sua Carta Magna.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por willoliveira
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#79971
Ademais, a permissividade publicitária do ramo alimentício é outro agravante. Sob essa ótica, Durkheim argumenta ser dever do Estado garantir o funcionamento correto da sociedade. Contudo, o Estado brasileiro vai contra o pensamento do sociólogo ao não proibir, assim como proibira vinhetas de cigarro, o marketing de alimentos prejudiciais à saúde. Em decorrência disso, a população, desde crianças até adultos, é incentivada a consumir produtos hipercalóricos ricos em sais e açúcares. Em decorrência disso (Repetição de conectivo), há uma forte tendência de aumento das doenças cardiovasculares no país, as quais podem gerar prejuízos aos cofres públicos, devido a potenciais gastos hospitalares. Desse modo, é evidente a necessidade de proibir esse tipo de propaganda.

Muito boa sua redação! Primeiramente, vou logo atrás de erros gramaticais, quando vou corrigir qualquer redação, e, na sua, vi somente essa repetição de conectivo no mesmo parágrafo. No mais, ao meu ver, ela está perfeita. Parabéns!

Obrigado, se possível, corrija a minha do E[…]

@eurodrigo poderia dar uma olhada?

Correção flash • Modelo ENEM […]

Correção flash • Modelo ENEM […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

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