• Avatar do usuário
Avatar do usuário
Por Anne10
Quantidade de postagens
#76556
Promulgada pela ONU em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos garante a todos os indivíduos o direito à saúde e ao bem-estar social. No entanto, a obesidade no Brasil na contemporaneidade impossibilita que essa parcela da população desfrute desse direito universal na prática, pois esse desafio é impulsionado tanto pelo sedentarismo quanto pelo hiperconsumo.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 1 em cada 4 brasileiros acima de 18 anos está obeso. Diante do exposto, o percentual de obesidade quanto ao excesso de peso vem subindo, em ambos os sexos pela inatibilidade física como fator determinante e também o sedentarismo que origina um desequilíbrio entre a ingestão e o gasto de calorias, o que aumenta, simultaneamente o ganho de peso e a vulnerabilidade à doenças crônicas como diabetes e hipertensão.
Faz-se mister, ainda, salientar o sedentarismo e os maus hábitos alimentares como impulsionador do problema. De acordo com Platão, filósofo grego, "o importante não é viver, mas viver bem", segundo ele, a qualidade de vida tem tamanha importância e ultrapassa a da própria existência, entretanto, no Brasil, essa não é uma realidade para a população obesa, tanto pela ineficácia das políticas públicas vigentes quanto aos hábitos alimentares.
Infere-se, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem à construção de um mundo melhor. É necessário que o Estado promova a importância de uma alimentação saudável, por meio de campanhas que atinjam todos os públicos, como palestras abertas ao público, e, também na mídia, que informem sobre os malefícios dos ultraprocessados, visando diminuir o número de obesos. Dessa forma, o Brasil poderia superar a obesidade no país. A partir dessas ações, espera-se promover uma melhora das condições educacionais e sociais desse grupo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Athesui maiconpgtu anaclaradll jheromagn[…]

O artigo 6º da constituição fed[…]

O romance "Lolita " de 1955,escrito pelo[…]

Limites do humor

Atualmente, o tema limitës do humor é […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM