• Avatar do usuário
Avatar do usuário
Por Demilly
#74345
No livro "Por que me ufano do meu país", o escritor brasileiro Afonso Celso procura mostrar a riqueza e superioridade do Brasil perante outras nações, fazendo-nos acreditar em um país utópico. No entanto o crescente número de casos relacionado á obesidade no Brasil, torna o país ainda mais distante do que é retratado em sua obra. Nesse contexto, evidensia-se o avanço de um grave problema, em virtude da má influência midiática e da ausência da atuação governamental.
Em primeiro plano, é indubitável que a questão da má influência midiática esteja entre as causas do problema. A máxima de George Orwell de que "a massa mantém a marca, a marca mantém a mídia e a mídia controla a massa", cabe perfeitamente, pois se há uma manipulação de pensamento, há como base a má influência midiática. No que está relacionado ao crescente número de pessoas com obesidade, percebe-se a forte influência dessa causa, uma vez que a mídia não tem cumprido o seu papel no sentindo de reverter o problema, pois em vez de promover debates sobre uma situação a qual está tão presente na sociedade, influencia na persistência da questão.
Outro ponto relevante, nessa temática, é a ausência da atuação governamental. Segundo Thomas Hobbes, o estado é responsável por garantir o bem-estar da população, ou seja, o governo tem o dever de promover o melhor para a sociedade. No entanto, no que tange a questão do crescente número de pessoas com obesidade, há desafios na garantia desse dever, quanto ao promover ações necessárias para assegurar o direito a saúde do cidadão.
Portanto, para que o crescente número de pessoas com obesidade deixe de fazer parte da sociedade brasileira, medidas precisam ser tomadas. Para esse fim, é necessário que a mídia e o Ministério da Saúde, em parecia com o governo, juntos, realizem ações de conscientização e de atendimento médico. Enquanto este se daria em postos de saúde, por meio de um acompanhamento feito por médicos e nutricionistas, aquele aconteceria em redes sociais, como "Instagram", "Twitter" e "Facebook", através da elaboração de campanhas, com o objetivo de informar e conscientizar a população sobre obesidade. Talvez assim será possível construir um país que possamos nos ufanar.






@francis
@Dante
@fani
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Com a ascensão da "pandemia do covid-1[…]

No filme Maze Runner é retratado um mundo p[…]

https://projetoredacaonota1000.com.br/tendencias-e[…]

Se vocês puderem corrigir minha redaç[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM