Promulgada pela ONU em 1948, a declaração universal dos direitos humanos garante a todos os indivíduos o direito à saúde e ao bem-estar social. Conquanto a obesidade no Brasil impossibilita que essa parcela da população desfrute desse direito Universal na prática. Diante dessa perspectiva, cabe avaliar os fatores que favorecem esse quadro.
A educação é o fator principal no desenvolvimento de um país. Hodiernamente, ocupando a décima nona posição na economia mundial, seria racional acreditar que o Brasil possui um sistema publico de ensino eficiente. Contudo, a realidade é justamente o oposto e o resultado desse contraste é claramente refletido na obesidade. De acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 1 em cada 4 brasileiros acima de 18 anos está obeso. Diante do exposto, o percentual de obesidade quanto ao excesso de peso vem subindo, em ambos os sexos.
Faz-se mister, ainda, salientar o sedentarismo e os maus hábitos alimentares como impulsionador do problema. De acordo com Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, a falta de solidez nas relações sociais, políticas e econômicas é a característica da "modernidade líquida" vivida no século XXI. Diante de tal contexto, pesquisas mostram também que a obesidade está crescendo mais entre as camadas mais pobres da população.
Infere-se, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem à construção de um mundo melhor. É necessário que o Estado promova a importância de uma alimentação saudável, por meio de campanhas que atinjam todos os públicos, como palestras abertas ao público e, também na mídia, que informem sobre os malefícios dos ultraprocessados, visando diminuir o número de obesos. Dessa forma, o Brasil poderia superar a obesidade no país. A partir dessas ações, espera-se promover uma melhora das condições educacionais e sociais desse grupo.
Desde já, agradeço pela atenção e correção da minha redação!!!!
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.