Em primeira análise, os avanços tecnológicos do século XXI viabilizou a comercialização de alimentos de rápido preparo e fácil acesso, não obstante eles são menos saudáveis. Ao encontro disso, de acordo com o sociólogo Zygmunt Bauman, o indivíduo contemporâneo é extremamente imediatista e preza pala velocidade. Logo, o cidadão brasileiro opta por fast food e comidas industrializaras que possuem baixos valores nutricionais e são mais calóricos. Dessa maneira, a alimentação desbalanceada contribui, diretamente, para a obesidade.
Ademais, o estigma social atrelado à obesidade e aos distúrbios alimentares contribuem para a gordofobia que, por sua vez, dificulta o enfrentamento da obesidade. Nesse sentido, segundo o conceito de “Sociedade do desempenho”, do sociólogo Byung-Chul Han, o individualismo é sobreposto ao altruísmo nas relações interpessoais. Por conseguinte, as pessoas tornam-se resistentes a aceitarem a heterogeneidade humana. Desse modo, inseridos nessa lógica, os brasileiros ao invés de construírem uma rede de apoio favorável ao combate da obesidade nutrem esteriótipos preconceituosos.
Em síntese, torna-se evidente a necessidade de minimizar a obesidade no Brasil. Para que isso ocorra urge que o Ministério da Saúde -instituição que deve assegurar a saúde do povo- divulgue informes publicitários, nas redes sociais e na televisão, com nutrólogos e nutricionista sobre os impactos negativos da alimentação não saudável a fim de promover a prevenção da obesidade, o incentivo à busca por tratamento e o combate à gordofobia. Assim, a realidade apresentada no programa “Quilos Mortais” será substituída por uma sociedade mais saudável.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.