A obesidade infantil está cada vez mais presente no brasil, a educação alimentar que é fundamental contra a obesidade deveria ser introduzida cedo na rotina das crianças, o que não ocorre pois a maioria dos pais vive sobrecarregado com o trabalho, O que lhes fazem recorrer a produtos industrializados por conta da praticidade. A indústria investe em propagandas que dão ênfase ao sabor do produto, a apreciação dele, não o quanto ele é saudável e se realmente não prejudica a saúde.
Nas últimas quatro décadas, o número de crianças e adolescentes de até 17 anos com sobrepeso aumentou em 10 vezes. O Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional, revela que 16,33% das crianças brasileiras entre cinco e dez anos estão com sobrepeso; 9,38% com obesidade; e 5,22% com obesidade grave. Diversos fatores estão ligados a esse aumento alarmante, seja ele o sedentarismo, a má alimentação, ou distúrbios alimentares. A recreação ao ar livre foi substituída, pelos aparelhos digitais, logo isso deixa crianças e adolescentes compenetrado por horas, o que desencadeia o sedentarismo pela falta de atividades físicas.
O excesso de peso não prejudica somente o físico da criança, o estado mental dela pode ser corrompido pelo bullying que pode ocorrer alterações psicológicas tendo em vista que a forma de seu corpo gera insultos e apelidos, causando isolamento e depressão. Ao decorrer dos anos a criança pode chegar a ter distúrbios alimentares em busca do corpo perfeito para se encaixar no padrão que a sociedade impõe, o mais comum é a compulsão alimentar que é um transtorno em que a criança perde a noção do que está comendo e se alimenta compulsivamente várias vezes ao dia. É gerada em decorrência de problemas psicológicos, como ansiedade, baixa autoestima, etc. A criança não se sente saciada, demonstrando sentimentos de culpa, tristeza e vergonha.
Para solucionar essa problemática, o uso de campanhas, sejam elas presenciais ou digitais, para facilitar o acesso e englobar mais pessoas. Como em tempos de pandemia, é fundamental o uso do meio digital para transmitir informações, que deveria partir do estado uma iniciativa para conscientizar os pais a ter uma reeducação alimentar.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada