Em primeiro plano, a "mecanização" do padrão de vida atual leva o indivíduo a buscar mais rapidez, sendo assim, o consumo excessivo de fast-food e alimentos ultraprocessados corroboram com a disseminação da obesidade no mundo globalizado. Nesse viés, o filósofo Sul-coreano Byung Chul-Han, em seu livro "Sociedade do cansaço" exclama que o padrão de vida vigente, devido à busca pela produtividade, motiva o homem a diligenciar-se aos "excessos". Sob essa ótica, a modernização das rotinas e o sentimento da necessidade pela eficácia, instiga o sujeito a consumir cada vez mais alimentos maléficos ao corpo humano por consequência da rapidez de acesso aos mesmos.
Em segundo plano, o sedentarismo também recorrente da sociedade contemporânea é intrínsecamente ligado à disseminação da adiposidade, pois a falta da prática de exercícios físicos tem como fator principal a falta de tempo devido as extremas rotinas. Por conseguinte, na sociedade clássica Espartana, os cidadãos eram instruídos a praticarem esportes desde jovens, para gerar um melhor desempenho nas batalhas da época. Entretanto, hodiernamente, devido ao estresse rotineiro, a prática e o incentivo aos esportes é uma realidade praticamente utópica comparada a Grécia antiga. Nessa perspectiva, o consumo exacerbado de maus alimentos ligado ao sedentarismo são fatores fulminantes no combate à obesidade.
Portanto, urge que medidas exequíveis sejam tomadas para que a mitigação da obesidade seja alcançada. No entanto, é imprescindível que o Ministério da Saúde, por meio de renda governamental, proporcione a contratação de mais nutricionistas no Sistema único de saúde, com o fito de promover mais atendimentos à pessoas que sofrem desse mal e guiá-las para a adoção de boas práticas alimentares. Ademais, é crucial que o Ministério do desenvolvimento regional construa academias públicas de fácil acesso, com o intuito de facilitar a prática de exercícios físicos e de democratizar o alcance ao mesmo. Dessa maneira, os efeitos da revolução industrial no combate à obesidade serão atenuados e o corpo social entrará em equilíbrio.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.