• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
Avatar do usuário
Por rnjun
Quantidade de postagens
#67240
As revoluções industriais que ocorreram, mudaram não só a percepção de trabalho no mundo contemporâneo, mas também o estilo de vida do corpo social. Nesse sentido, o acontecimento implica intrínsecamente na alimentação dos indivíduos e influencia na complexidade das rotinas hodiernas, trazendo problemáticas como a obesidade. Dessa maneira, a rotina conturbada facilita a dissolução dos bons hábitos alimentares, trazendo como empecilho a procura pelo funcionalismo nas atividades do dia a dia e o sedentarismo. Sendo assim, é fulcral analisar os impactos do problema na sociedade.

Em primeiro plano, a "mecanização" do padrão de vida atual leva o indivíduo a buscar mais rapidez, sendo assim, o consumo excessivo de fast-food e alimentos ultraprocessados corroboram com a disseminação da obesidade no mundo globalizado. Nesse viés, o filósofo Sul-coreano Byung Chul-Han, em seu livro "Sociedade do cansaço" exclama que o padrão de vida vigente, devido à busca pela produtividade, motiva o homem a diligenciar-se aos "excessos". Sob essa ótica, a modernização das rotinas e o sentimento da necessidade pela eficácia, instiga o sujeito a consumir cada vez mais alimentos maléficos ao corpo humano por consequência da rapidez de acesso aos mesmos.

Em segundo plano, o sedentarismo também recorrente da sociedade contemporânea é intrínsecamente ligado à disseminação da adiposidade, pois a falta da prática de exercícios físicos tem como fator principal a falta de tempo devido as extremas rotinas. Por conseguinte, na sociedade clássica Espartana, os cidadãos eram instruídos a praticarem esportes desde jovens, para gerar um melhor desempenho nas batalhas da época. Entretanto, hodiernamente, devido ao estresse rotineiro, a prática e o incentivo aos esportes é uma realidade praticamente utópica comparada a Grécia antiga. Nessa perspectiva, o consumo exacerbado de maus alimentos ligado ao sedentarismo são fatores fulminantes no combate à obesidade.

Portanto, urge que medidas exequíveis sejam tomadas para que a mitigação da obesidade seja alcançada. No entanto, é imprescindível que o Ministério da Saúde, por meio de renda governamental, proporcione a contratação de mais nutricionistas no Sistema único de saúde, com o fito de promover mais atendimentos à pessoas que sofrem desse mal e guiá-las para a adoção de boas práticas alimentares. Ademais, é crucial que o Ministério do desenvolvimento regional construa academias públicas de fácil acesso, com o intuito de facilitar a prática de exercícios físicos e de democratizar o alcance ao mesmo. Dessa maneira, os efeitos da revolução industrial no combate à obesidade serão atenuados e o corpo social entrará em equilíbrio.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#67347
As revoluções industriais que ocorreram, mudaram não só a percepção de trabalho no mundo contemporâneo, mas também o estilo de vida do corpo social. Nesse sentido, o acontecimento implica (1) intrínsecamente na alimentação dos indivíduos e (2) influencia na complexidade das rotinas hodiernas, trazendo problemáticas como a obesidade. Dessa maneira, a rotina conturbada facilita a dissolução dos bons hábitos alimentares, trazendo como empecilho a procura pelo funcionalismo nas atividades do dia a dia e o sedentarismo. Sendo assim, é fulcral analisar os impactos do problema na sociedade.

Em primeiro plano, a “mecanização” do padrão de vida atual leva o indivíduo a buscar (3) rapidez, (4) sendo assim, o consumo excessivo de fast-food e alimentos ultraprocessados corroboram com a disseminação da obesidade no (5) mundo globalizado. Nesse viés, o filósofo (6) Sul-coreano Byung Chul-Han, em seu livro “Sociedade do cansaço” exclama que o padrão de vida vigente, devido à busca pela produtividade, motiva o homem a diligenciar-se aos “excessos”. Sob essa ótica, a modernização das rotinas e o sentimento da necessidade pela eficácia, instiga o sujeito a consumir cada vez mais alimentos maléficos ao corpo humano por (7) consequência da rapidez de acesso aos (8) mesmos.

Em segundo plano, o sedentarismo (9) também recorrente da sociedade contemporânea é intrínsicamente ligado à disseminação da adiposidade, pois a falta da prática de exercícios físicos tem como fator principal a falta de tempo devido as extremas rotinas. (10) conseguinte, na sociedade clássica Espartana, os cidadãos eram instruídos a praticarem esportes desde jovens, para gerar um melhor desempenho nas batalhas da época. Entretanto, hodiernamente, devido ao estresse rotineiro, a prática e o incentivo aos esportes é uma realidade (11) praticamente utópica comparada a Grécia antiga. Nessa perspectiva, o consumo exacerbado de maus alimentos ligado ao sedentarismo são fatores fulminantes no combate à obesidade.

Portanto, urge que medidas exequíveis sejam tomadas para que a mitigação da obesidade seja alcançada. No entanto, é imprescindível que o Ministério da Saúde, por meio de renda governamental, proporcione a contratação de mais nutricionistas no (13) Sistema único de saúde, com o fito de promover mais atendimentos (14) á pessoas que sofrem desse mal e guiá-las para a adoção de boas práticas alimentares. Ademais, é crucial que o (15) Ministério do desenvolvimento regional construa academias públicas de fácil acesso, com o intuito de facilitar a prática de exercícios físicos e de democratizar o alcance ao (16) mesmo. Dessa maneira, os efeitos da revolução industrial no combate à obesidade serão (17)atenuados e o corpo social entrará em equilíbrio.



CORREÇÃO

Oioi corrigi a sua redação com base nos meus conhecimentos de redação ok? Vamos lá.

1: nesse caso utiliza- se intrinsicamente
2: influência
3: recomendo palavras como "facilidade"
4: utilize um conectivo de consequência, por exemplo "por conseguinte"
5: o Enem sempre traz um tema que é um problema no Brasil, ele pode ser um problema no mundo todo, mas o que de fato interessa é que ele é um problema no nosso país. Sempre que vc tiver oportunidade deixe isso bem claro
Sugiro ( na sociedade brasileira)
6: pontos cardeais não se iniciam mais com letra maiúscula
7: aqui vc utilizou um conectivo de consequência e o correto seria usar um conectivo de causa, como "por causa de"
8: mesmo não é mais utilizado para retomar termos
9: eu sugeria vc não colocar o tambem, segue reto sem ele
10: Nessa parte acredito que vc iria apresentar um repertório, o conectivo utilizado não se encaixa nessa parte.
11: você tem que defender seu argumento com unhas e dentes, evite ficar em cima do muro, ou ela é utópica ou não.
12: conectivo errado, aqui vc pode começar com "para isso" ou "logo"
13: Sistema Único de Saúde
14: ás
15: Ministério do Desenvolvimento Regional
16: mesmo não retoma termo
17: não há nada de errada em usar atenuar, mas vc começou a sua conclusão com MISTIGAÇÃO que significa acabar de vez, e ATENUAR é diminuir, escolhe uma ideia só. Por exemplo, atenuar, então troca a palavra mistigação por uma outra com o mesmo sentido de atenuar, ou vice versa.


CONSIDERAÇÕES

Introdução:
* Você mostrou que entendeu a proposta do tema e que ele realmente é um problema
* A sua tese tá muita boa e apresenta dois argumentos, e vc traz eles na ordem certa nos desenvolvimentos.

Desenvolvimento 1:

*Você conseguiu relacionar bem o seu repertório com a temática
*Vez o fechamento do parágrafo

Desenvolvimento 2:
* O repertório tem a ver com o tema, mas como vc trocou os conectivos, não ficou tão bem explicado quanto o primeiro

Conclusão
* A sua conclusão tá perfeitaaaaa!
*Tem a frase introdutória resumindo tudo
*Sua proposta de intervenção tem todos os 5 elementos requeridos e soluciona o problema.
*Vc começou a fazer uma segunda proposta mas ela não tem os 5 elementos, vc não vai perder ponto por isso, pq a primeira tá completa, mas ou vc faz uma única proposta ou duas propostas completas pra ficar ainda mais incrível!
* Tem a frase final retomando no começo do seus texto, muito bom!


Parabénssss!
Vc foi muito bem mesmo!
Recomendo você a ver uns vídeos sobre conectivos e como relacionar o repertório com o texto.

Espero ter ajudado, abraços! 💓
Avatar do usuário
Por rnjun
Quantidade de postagens
#67374
Muito obrigada pela correção!!! :D :D

Muitos erros foram causados por falta de atenção minha pq digitei pelo celular mas mesmo assim irei dar mais atenção a esse ponto :) muito obrigada mesmo!
#67376
rnjun escreveu:Muito obrigada pela correção!!! :D :D

Muitos erros foram causados por falta de atenção minha pq digitei pelo celular mas mesmo assim irei dar mais atenção a esse ponto :) muito obrigada mesmo!
imagina 😘
Doação do coração

A série médica americana "Grey'[…]

Carinho sanguíneo

A série médica americana "Grey'[…]

Índio no Brasil

Hoje,na sociedade brasileira, as políticas […]

Emily Silva muito obrigada😃! Quando disse que […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM