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Por 3m1ly
#45870
Na década de 63, Paulo Freire e sua equipe conseguiram alfabetizar adultos no país, por meio de um projeto de 40 horas, no entanto, em 1964, com a instituição da Ditadura Militar, o projeto de alfabetização nacional foi arquivado e Paulo Freire foi preso e exilado, pois estava criando eleitores e civis críticos. Sob essa ótica, nota-se, como o valor da educação de qualidade, no Brasil, é muito baixo por causa da herança histórica, que gerou as seguintes problemáticas: uma metodologia escolar ultrapassada e pouco investimento financeiro, em relação, a média de alunos.
Desse modo, é notório que o ensino brasileiro nas escolas é anacrônico, pois o planejamento dessas instituições é semelhante ao do século passado e a maioria dos conteúdos ministrados são irrelevantes para os estudantes. Nesse sentindo, na música "Estudo Errado" de Gabriel, o pensador, a educação no país é apresentada como superficial. Logo que o sistema obriga alunos a decorar matérias sem a preocupação de compreender-las, além de não serem aplicáveis no cotidiano dos educandos, ocasionando assim, desinteresse e alienação. Dessa forma, constitui-se uma educação deficiente.
Ademais, os gastos do governo por estudante são atributos módicos. Assim sendo, de acordo com a OCDE um dos países que apresenta os menores índices do PIB Per Capita por colegial, porquanto a verba destinada aos mesmos é fragmentada ao longo do processo de distribuição e outrossim o atraso da implantação do ensino integral para todos, justificado pela má estrutura física, da maioria, dos prédios. Portanto o investimento que deveria melhorar a qualidade do ensino dos docentes, ainda está barrado pela história da pátria.
Depreende -se, portanto, que o cenário precário da educação no Brasil é reflexo das escolhas dos governos antecessores. Logo é preciso que o Estado priorize a educação, em primeiro momento, através da valorização do professor, por meio da qualificação completa na formação do profissional e em seguida aumentar o salário dos lecionadores. Além disso, os professores devem está constantemente atualizados, dessa forma o MEC deverá atual como provedor estratégico, ou seja, disponibilizando materiais e cursos que permitam a atualização individual ou coletiva do corpo docente do colégio até aposentadoria dos mesmos. Por fim, as instituições escolares, devem implementar programas de apoio aos alunos com dificuldade de aprendizagem, por meio de salas ou ambientes alternativos que possam permiti identificar o problema. Desse modo a equidade no acesso ao conhecimento deixará de ser uma utopia na sociedade brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#45931
Na década de 63, o educador Paulo Freire e sua equipe conseguiram alfabetizar adultos no país, por meio de um projeto de 40 horas, no entanto, em 1964, com a instituição da Ditadura Militar, o projeto de alfabetização nacional foi arquivado e Paulo Freire foi preso e exilado, pois estava criando [evite gerúndio] eleitores e civis críticos. Sob essa ótica, nota-se, como o valor da educação de qualidade, no Brasil, é muito baixo por causa da herança histórica, que gerou as seguintes problemáticas: uma metodologia escolar ultrapassada e pouco investimento financeiro, em relação, a média de alunos.
* Não é obrigatório, mas é bom colocar a "profissão" de quem está citando
* Atenção nas vírgulas
* Acredito que a introdução está no caminho certo


Desse modo, é notório que o ensino brasileiro nas escolas é anacrônico, pois o planejamento dessas instituições é semelhante ao do século passado e a maioria dos conteúdos ministrados são irrelevantes para os estudantes. Nesse sentindo, na música "Estudo Errado" de Gabriel, o pensador, a educação no país é apresentada como superficial. Logo [melhorar esse início] que o sistema obriga alunos a decorar matérias sem a preocupação de compreender-las, além de não serem aplicáveis no cotidiano dos educandos, ocasionando assim, desinteresse e alienação. Dessa forma, constitui-se uma educação deficiente.

Ademais, os gastos do governo por estudante são atributos módicos. Assim sendo, de acordo com a OCDE, < escrever o que é essa sigla + vírgula] um dos países [qual?] que apresenta os menores índices do PIB Per Capita por colegial, porquanto a verba destinada aos mesmos é fragmentada ao longo do processo de distribuição e outrossim o atraso da implantação do ensino integral para todos, justificado pela má estrutura física, da maioria, dos prédios. Portanto, [vírgula] o investimento que deveria melhorar a qualidade do ensino dos docentes, ainda está barrado pela história da pátria.
* Os parágrafos estão na estrutura de desenvolvimento, mas precisa melhorar a concordância e coerência do que escreve
* Mais atenção no uso de vírgulas


Depreende-se, portanto, que o cenário precário da educação no Brasil é reflexo das escolhas dos governos antecessores. Logo, [vírgula] é preciso que o Estado priorize a educação, em primeiro momento, através [evite, use: por meio] da valorização do professor, por meio da qualificação completa na formação do profissional e em seguida aumentar o salário dos lecionadores. Além disso, os professores devem está constantemente atualizados, dessa forma o MEC deverá atual como provedor estratégico, ou seja, disponibilizando materiais e cursos que permitam a atualização individual ou coletiva do corpo docente do colégio até aposentadoria dos mesmos. Por fim, as instituições escolares, devem implementar programas de apoio aos alunos com dificuldade de aprendizagem, por meio de salas ou ambientes alternativos que possam permiti identificar o problema. Desse modo, a equidade no acesso ao conhecimento deixará de ser uma utopia na sociedade brasileira.
* Não precisa apresentar várias ações, isso faz a conclusão ficar muito grande, dá para resumir isso
* O importante é apresentar uma ação objetiva e eficaz com agente + ação + detalhamento + meio/modo + finalidade
* Não identifiquei a finalidade e o detalhamento das ações. Apresentou muitos meios, isso acabou atrapalhando a compreensão


Espero ter ajudado! ;)
#45942
Quase a mesma coisa que a jherodrigues falou, mas com uma coisa ou outra diferente... Enfim, tá ai... se ajudar bem se não ok kk

Na introdução você nem falou que lugar que o Paulo Freire estava atuando, usar somente "no país" no início não está muito claro para o leitor.

Competência 1
Acho que em "nota-se, como o valor da educação de qualidade, no Brasil, é muito baixo" não precisava de vírgula depois do "nota-se" já que a expressão que segue depois é um complemento do verbo. (https://brasilescola.uol.com.br/gramati ... mplementos.) No final da introdução fiquei com dúvida, depois de "em relação" não precisava usar vírgula, porque do jeito que está parece meio solto ali no meio...
No segundo parágrafo tem "Nesse sentindo, na música", em que há um uso errado de "sentindo", porque essa é a forma do verbo "sentir" no gerúndio e provavelmente havia a intenção de escrever "Nesse sentido" para retomar a ideia anterior. Também há um erro em "sem a preocupação de compreender-las, além", que o certo era "compreendê-las" (https://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf44.php)
Em "educandos, ocasionando assim, desinteresse", como a conjunção está deslocada , o " assim" tem que vir entre vírgulas, ou seja, faltou uma vírgula antes dessa palavra.
No terceiro tem "Portanto o investimento ", que precisa de uma vírgula após a conjunção conclusiva.
No último parágrafo, em "Logo é preciso" também precisa de uma vírgula após a conjunção conclusiva. O verbo "está" tinha que ser no infinitivo em "os professores devem está constantemente", ou seja, precisava colocar "deve estar". Já em " o MEC deverá atual como" tem um uso incorreto, era para ser " deverá atuar"

Competência 2
Tem tese, a qual é retomada ao longo do texto, um ótimo desenvolvimento e uma conclusão.

Competência 3
No 2° parágrafo está muito bem desenvolvido, já no 3° o desfecho desse parágrafo ficaria muito mais bem colocado se fosse feita a relação entre a ideia da má distribuição com a história da pátria.

Competência 4
Aqui tem bastantes recursos coesivos e diversificados, usando tanto entre parágrafos quanto dentro dos mesmos. Mas, no segundo parágrafo, poderia ter usado outra coisa no lugar de "Logo que", agora seria melhor uma vírgula ao invés do "que", ou ainda usar "Isso pode ser visto através" ou outro recurso coesivo...

Competência 5
Trouxe 4 propostas, mas têm no máximo 3 elementos. Em geral foram descritos o agente, a ação e o meio, faltando principalmente a finalidade e o detalhamento.

Conclusão
Em geral é uma boa redação. Tem muitos erros na competência 1, que podem melhorar com a prática da escrita. No lugar de procurar trazer muitas propostas de intervenção, procure focar em trazer os cincos elementos em pelo menos uma proposta.

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