Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
#46774
Constelação educacional
O filme “Como Estrelas na Terra” aborda a importância da educação na vida dos alunos e dos próprios professores. Na obra, a relação escolar é mostrada de forma benéfica em várias áreas sociais e pessoais dos personagens. De maneira análoga à ficção, a realidade brasileira, infelizmente, ainda é um problema na questão do valor da educação, afinal, a precariedade e a falta de investimentos nesse setor geram indivíduos carentes de conhecimento e com bases sociais prejudicadas.
Em primeiro lugar, sabe-se que a ausência de incentivos governamentais é a principal causa de todo esse sistema falho, já que a maioria das escolas públicas não são vistas como prioridade e sempre carecem de itens básicos, como livros, professores qualificados e até de organização. Assim, a população passa a reconhecer desde a infância que o meio educativo é apenas obrigação e um complemento à vida cotidiana, prejudicando ainda mais o real valor do conhecimento.
Dessa forma, reafirmando a frase "O ser humano é aquilo que a educação faz dele " do filósofo Immanuel Kant, a sociedade brasileira, consequentemente, se apresenta cada dia mais com pouca noção política, econômica e, principalmente, social. Afinal, as transformações do país dependem diretamente do meio coletivo, logo, se o mesmo não tiver progresso e avanço, a estagnação, lamentavelmente, se torna mais um empecilho para a nação.
A partir disso, é necessário que o Ministério da Educação crie organizações auxiliadoras mensais que priorizem a educação no Brasil, por meio de projetos nas instituições de ensino que forneçam palestras e aulas sobre o valor da educação e que realmente lecionem sobre matérias importantes do cotidiano e do meio social dos futuros cidadãos, como economia, primeiros socorros e até mesmo sobre as leis. Dessa maneira, a base da sociedade valorizaria o real poder de mudança que a educação possui.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#47956
Constelação educacional < não é obrigatório título, é recomendado não colocar para economizar linhas]

O filme “Como Estrelas na Terra” aborda a importância da educação na vida dos alunos e dos próprios professores. Na obra, a relação escolar é mostrada de forma benéfica em várias áreas sociais e pessoais dos personagens. De maneira análoga à ficção, a realidade brasileira, infelizmente, ainda é um problema na questão do valor da educação, afinal, a precariedade e a falta de investimentos nesse setor geram indivíduos carentes de conhecimento e com bases sociais prejudicadas.
* Acredito que está no caminho certo!

Em primeiro lugar, sabe-se que a ausência de incentivos governamentais é a principal causa de todo esse sistema falho, já que a maioria das escolas públicas não são vistas como prioridade e sempre carecem de itens básicos, como livros, professores qualificados e até de organização. Assim, a população passa a reconhecer desde a infância que o meio educativo é apenas obrigação e um complemento à vida cotidiana, prejudicando [evite gerúndio] ainda mais o real valor do conhecimento. [faltou arrematar o argumento aqui]
* É bom fugir do senso comum, trazer dados ou citação no repertório

Dessa forma, reafirmando a frase, "O ser humano é aquilo que a educação faz dele", < isolar com vírgulas] do filósofo Immanuel Kant, a sociedade brasileira, consequentemente, se apresenta cada dia mais com pouca noção política, econômica e, principalmente, social. Afinal, as transformações do país dependem diretamente do meio coletivo, logo, se o mesmo não tiver progresso e avanço, a estagnação, lamentavelmente, se torna mais um empecilho para a nação.

[faltou conectivo conclusivo] [faltou arrematar o tema aqui] A partir disso, é necessário que o Ministério da Educação crie organizações auxiliadoras mensais que priorizem a educação no Brasil, por meio de projetos nas instituições de ensino que forneçam palestras e aulas sobre o valor da educação e que realmente lecionem sobre matérias importantes do cotidiano e do meio social dos futuros cidadãos, como economia, primeiros socorros e até mesmo sobre as leis. Dessa maneira, a base da sociedade valorizaria o real poder de mudança que a educação possui.
* Acredito que a intervenção está completa

Espero ter ajudado! ;)

XxDamastco , sim, essa dica dos 2500 caracteres m[…]

A constituição federal de 1988, docu[…]

Agradeço muito a quem puder me ajudar :)

Brás Cubas, o defunto-autor de Machado de A[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM