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Por GabrielAldi
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#124670
A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6°, o direito à saúde como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não se tem reverberado com ênfase na prática quando se observa o uso desmedido da tecnologia, dificultando deste modo, a universalização desse direito social tão importante.
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o uso descontrolado de aparelhos tecnológicos. Nesse sentido, é possível observar o aumento da fobia social e o sedentarismo por conta da tecnologia. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos fundamentais como a saúde, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar a limitação da interação física e com o meio ambiente e o exagero da tecnologia no Brasil. Segundo o IBGE, a tecnologia já é acessível em 90% dos domicílios brasileiros. Diante de tal exposto notamos o por que desse problema. Logo, é inadmissivel que esse cenário continue a pendurar.
Depreender-se, portanto, a necessidade de combater esses obstáculos. Para isso é necessário que o governo por meio de palestras em escolas, programas e incentivos, conscientize os cidadãos a fim de dar o entendimento a eles sobre os riscos da tecnologia. Assim, se consolidará uma sociedade mais saudável, onde o Estado desempenha seu "contrato social", tal como afirma John Locke.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por Luscano
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#124689
Olá, Gabriel, tudo bem? O seu texto, no geral, foi bastante fluído, porém recomendo fazer as seguintes alterações:

C1 - Houve alguns desvios gramaticais;
No D2 em "notamos o por que desse problema": lembre-se que o texto dissertativo-argumentativo deve sempre ser escrito na terceira pessoa. Sugiro alterar para "nota-se". Além disso, o "por que" (separado e sem acento) só pode vir no início ou meio de uma pergunta. Sugiro alterar para "porquê" (junto e acentuado).
No D2 em "é fundamental apontar a limitação da interação física e com o meio ambiente e o exagero da tecnologia no Brasil.": houve um erro sintático. Sugiro alterar para "limitação da interação física com o meio ambiente".
Na conclusão em "governo por meio de palestras em escolas, programas e incentivos": houve um erro de paralelismo sintático, sugiro alterar para "o governo por meio de palestras em escolas, de programas e de incentivos".

Nota: 160

C2 - Apesar de existir repertório sociocultural pertinente e legitimado, não acho que teve uso produtivo. Tente relacionar mais com a temática. Pode ser argumentando mais em cima dele ou fazendo uma paráfrase do argumento principal.

Nota: 160

C3 - Na próxima, tente colocar os seus dois argumentos já na introdução, dessa forma, o projeto de texto será mais bem avaliado. Ademais, os seus argumentos ficaram muito expositivos, perceba: há mais repertório sociocultural do que argumentação.

Nota: 120

C4- Apesar de fazer bom uso dos conectivos, houve uma inadequação. O "onde" só pode ser utilizado no sentido de lugar. Em "onde o Estado desempenha", sugiro "em que o Estado desempenha. (Esse desvio também é cobrado na C1)

Nota: 160

C5 - Apesar do texto possuir a proposta de intervenção, ele não possui os cinco elementos (agente, ação, modo/meio, detalhamento e finalidade). E a ação de conscientizar é considerada ação nula, então tome mais cuidado na próxima.

Nota: 120

Nota final: 760/720

São alguns detalhes que você consegue corrigir até domingo. Boa prova!
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