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Por francisclatt
#40215
De tempos atrás para os de hoje, a tecnologia veio se revolucionando rapidamente, com o lançamentos de smartphone digitais, computadores, vídeo-games e a rápida atualização do sistema de internet. Com a internet revolucionada, há muitas opções e gostos para se fazer, desde criar perfis para redes sociais até o passatempo com jogos eletrônicos.
Essa evolução tecnológica faz com que as pessoas fiquem mais ligadas à internet, principalmente os jovens e crianças, usando seus perfis e jogos, tornando-se algo vicioso. Já ouviu falar que tudo o que é demais, não é bom? É o que citarei nesse assunto. O uso excessivo do celular pode causar vários problemas, desde a sérios problemas físicos, pessoais e psicológicos.
É obrigatório repor um limite ao uso; no caso pessoal, o uso excessivo do aparelho pode atrasar a vida, comprometendo os estudos, o tempo com a família e a interação social. No físico, pode ter danos à visão, ao pescoço e, até mesmo, na coluna, dependendo da forma em que se faz o uso do celular. No caso psicológico, na internet há muitos conteúdos explícitos não recomendados, o que faz com que o usuário veja, sendo sensível àquilo. A concentração exagerada no aparelho também faz que a pessoa se sinta solitária, prejudicando o emocional.
Como isso pode ser reduzindo? O indivíduo pode sair um pouco de casa, procurar sempre fazer a leitura de um livro, interagir com amigos e passar mais tempo com a família. Atitudes fáceis e saudáveis para a saúde, principalmente para o emocional. Devemos sempre nos desligar dessas telinhas e prestarmos mais atenção a quem amamos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 0

Você não atingiu os critérios definidos na Competência 5. O participante não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.

Por XxDamastco
#40221
Bom texto. Vou apontar alguns erros:
1-Não use gerúndio, utilize períodos simples, coloque mais vírgulas e fale somente o necessário. O que der para cortar, corte.
2-Use sinônimos, principalmente em algumas colocações:"De tempos atrás para os de hoje" para "Atualmente". Só achei essa.
3-Nao use palavras em primeira pessoa;"É o que citarei nesse assunto";pois não atende ao que tange o texto pedido.
4-Faltou detalhamento no desenvolvimento 2, tente responder algumas perguntas, tipo: Porque acontece ? Como acontece ? Porque é um problema ? Como acabar com tal ótica ? E dentre outras.
5-O texto requerido não é um conto ou conversa, é um típico texto sério, onde não é permitido trocadilhos ou frases motivacionais, como visto no final da conclusão.

Ok. Rápida análise: Você definiu como a internet age atualmente, na introdução, não houve problemática. No desenvolvimento 1 você lançou uma problemática no final(problemas), não desenvolveu o que leva uma criança a adotar a internet como amigo logo no comecinho. Sim, eu já ouvi esse ditado, mas me dê um diamante de 15 mil kg e eu vou te dizer como abalar o mundo amigo(a). No desenvolvimento 2, lançou alguns problema gerados pelo uso de tecnologias ainda com pouco aprofundamento,como já dito. Na conclusão, lançou uma pergunta que você nem sabe como responder, jogou um senso comum para jogar o lixo embaixo do tapete(risos), típico erro de coesão textual.

Darei um belo exemplo do que trabalhei:
Uma introdução,introduz.(Contém tudo que vai ser trabalhado no texto)
Um desenvolvimento,desenvolve.(Desenvolve no que tange a introdução)
Uma conclusão,conclui.(Moral da história,ou resumo)
Uma proposta de intervenção, intervém.(autoexplicativa)
Simples. Porém,seu texto não atendeu à estrutura.
-Sugiro que leia a cartilha de redação Enem disponível no Google para download (é importante uma boa leitura). Sugiro que estude os conectivos. Sugiro que use a cabeça e não o medo,planeje seu texto. Sugiro que refaça o texto até ficar consideravelmente bom,essa é uma ótima dica.

Quanto às questões que você levantou, não é errado levantar perguntas no decorrer do texto, o errado é não respondê-las. (Não faça uso de trocadilhos!!!)
Nota final:540.
Desigualdade social

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