Essa evolução tecnológica faz com que as pessoas fiquem mais ligadas à internet, principalmente os jovens e crianças, usando seus perfis e jogos, tornando-se algo vicioso. Já ouviu falar que tudo o que é demais, não é bom? É o que citarei nesse assunto. O uso excessivo do celular pode causar vários problemas, desde a sérios problemas físicos, pessoais e psicológicos.
É obrigatório repor um limite ao uso; no caso pessoal, o uso excessivo do aparelho pode atrasar a vida, comprometendo os estudos, o tempo com a família e a interação social. No físico, pode ter danos à visão, ao pescoço e, até mesmo, na coluna, dependendo da forma em que se faz o uso do celular. No caso psicológico, na internet há muitos conteúdos explícitos não recomendados, o que faz com que o usuário veja, sendo sensível àquilo. A concentração exagerada no aparelho também faz que a pessoa se sinta solitária, prejudicando o emocional.
Como isso pode ser reduzindo? O indivíduo pode sair um pouco de casa, procurar sempre fazer a leitura de um livro, interagir com amigos e passar mais tempo com a família. Atitudes fáceis e saudáveis para a saúde, principalmente para o emocional. Devemos sempre nos desligar dessas telinhas e prestarmos mais atenção a quem amamos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 0
Você não atingiu os critérios definidos na Competência 5. O participante não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.