Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#32404
Na distópica obra de Ray Bradbury, "Fahrenheit 451", a sociedade buscava de toda forma a paz e a tranquilidade. Por isso, era comum o uso de pílulas tranquilizantes, porém, de modo exacerbado e errôneo. Analogamente, apesar do hiato literário, a população mundial encontra-se refém de psicotrópicos, que deveriam estabilizar sua saúde mental. Nesse prisma, observa-se que o uso excessivo de medicamentos psíquicos é causado não somente por equívocos médicos, mas também devido à dependência por eles.

Convém ressaltar, a princípio, que erros no diagnóstico afetam negativamente o tratamento de doenças psicológicas. Segundo o psiquiatra Antônio Geraldo, diretor da associação brasileira de psiquiatria, "o aumento das vendas de antidepressivo se dá, inclusive, pelo erro médico", o que justifica o crescimento do uso de medicamento de modo desnecessário. Sendo assim, é evidente que a população tem seu direito à saúde prejudicado por negligência médica mesmo após avanços científicos no âmbito neurológico.

Ademais, o consumo exagerado de medicamentos psicotrópicos pode causar vício por eles. Sob esse panorama, o livro "Admirável Mundo Novo", escrito por Aldous Huxley, relata que para fugir dos sentimentos negativos, os personagens ingeriam um comprimido, porém este medicamento extraia a capacidade natural de suportar sentimento "ruins". Semelhantemente, a sociedade atual é induzida a utilizar antidepressivos por qualquer manifestação de sofrimento.
Portanto, é inaceitável que a população seja ignorante perante o tratamento indevido de psicotrópicos.

Destarte, é imprescindível que haja maior restrição nos casos psicológicos que aparenta precisar de medicamentos. Em suma, faz-se necessário que o Ministério da Saúde promova unidades de tratamento terapêutico, por meio de sessões com profissionais efetivos, a fim de diminuir a resolução de divergências emocionais, causada pelo estresse e tristezas do cotidiano, com substâncias no organismo de maneira desnecessária. Além disso, o uso correto de psicotrópicos ajudará, também, a combater a compra ilegal no mercado paralelo. Assim, com uma ação iniciada no presente, a sociedade poderá ser livre de correntes invisíveis, sendo saudável emocionalmente e fisicamente.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 195

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 193

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 193

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 188

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#32495
@Hellenluz,

Uau, parabéns. Talvez eu possa ter me equivocado em alguma nota e critério de analise, mas isso não desmerece sua redação que apresenta um bom detalhamento na conclusão, um texto que tem um repertório pertinente e produtivo ao tema e uma boa estruturação.

Continue assim, dando o seu melhor. Espero ter ajudado. :mrgreen:
#32906
Muito boa a redação. Estruturação e organização adequada dos parágrafos e excelente conteúdo. Só achei um
erro que tenho certeza:

"Destarte, é imprescindível que haja maior restrição nos casos psicológicos que aparenta precisar de medicamentos".

O que aparenta precisar de medicamentos? R= Os casos psicológicos. Logo, a concordância verbal deve ser feita com essa palavra que está no plural, colocado-se "aparentam" e não "aparenta", como no texto.

Controladoria-Geral da União: tem como de[…]

50 Dúvidas do Português Esclarecidas:[…]

A obra de Graciliano Ramos Vidas Secas lanç[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM