Podemos responder isso com o termo de "facilitação", hoje em dia é normal e até mais inteligente você fazer uma pesquisa na Internet do que procurar em um livro, você além de ter uma resposta rápida, pode escolher o que quer ver em um leque gigantesco de resultados para sua pesquisa, logo, porquê não usá-las a favor do conhecimento, não é? O ponto está exatamente na facilidade de obter respostas, na sala de aula, por exemplo, invés do aluno procurar no texto que lhe foi dado, fazer uma rápida pesquisa e achar o resultado, sem nenhum esforço mental, seria muito "melhor".
Com base nessas informações, podemos dizer que o aluno que usa desses recursos sem controle, pode desenvolver dificuldades de aprendizagem e desinteresse por tarefas mais difíceis que necessitam de raciocínio, além desses problemas, o celular também piora o foco do aluno na aula, usar o celular em momentos de descanso, ou em uma pausa no decorrer da aula pode ser encarado como uma distração grave, retirando a concentração e o foco adquirido ao longo da aula e podendo acarretar em uma perda de memória sobre o assunto.
O uso do celular na sala de aula pode ser sim bem aproveitado, se usado com eficiência e inteligência pode ajudar no aprendizado, seja para tirar dúvidas, ler artigos ou pesquisas e não descobrir respostas e nem ser usado como passa-tempo. A Internet é uma ferramenta completa e eficaz para quem sabe usá-la a seu favor.
Portanto, o uso de celular na sala de aula pode ser usado em situações específicas que sejam de acordo com o tema, tirando dúvidas ou lendo artigos, pesquisas e assistir conteúdos educativos em um curto período de tempo, sem prejudicar a concentração dos alunos e diminuir a capacidade de raciocínio, tendo o foco do uso da ferramenta no único propósito de aprendizado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.