O uso de celulares, durante a pandemia , se tornou o principal instrumento de aprendizagem dos alunos, substituindo a sala de aula, desta forma, o aparelho provou ser um recurso eficiente, útil e prático que pode somar com os professores no ambiente de ensino. Hoje, há muitos aplicativos criados para proporcionar materiais escolares de modo mais simples, rápido e que cabe dentro do bolso, além de poder ser acionado a qualquer momento e qualquer lugar.
Os curso que utilizam as plataformas digitais como sala de aula, já se tornou realidade entre os estudantes e funcionam como um reforço para muitos. Dentro da escola, o celular pode ser uma ferramenta que dará aos alunos uma possibilidade de fazer pesquisas, reforçar assuntos tratados e, assim, o sistema de ensino será mais contemporâneo e mais fortalecido.
Conclui-se, portanto, que o uso de aparelhos celulares pode ser utilizado pelo MEC, principal órgão responsável pela educação, através da distribuição de celulares com aplicativos focados no crescimento estudantil, já que, assim, a tecnologia poderá fortalecer a rede de ensino, trabalhando em conjunto com os professores.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 53
Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 53
Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 67
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 53
Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 53
Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.