Avatar do usuário
Por mariiiaa
Quantidade de postagens
#130583
O filme “Zootopia”, produzido pela Pixar, retrata a história de uma cidade na qual os animais vivem em comunidade e harmonia, independente da hierarquia alimentar, até que os predadores recebem de forma cruel e forçada, soros que provocam graves efeitos no comportamento. Embora, seja uma obra ficcional, retrata a realidade da utilização de animais em pesquisas e teste científicos no Brasil. Diante disso, nota-se falta de legislações eficazes e fiscalizações rígidas às empresas.
Nesse viés, o naturalista e biológo britânico, Charles Darwin afirma que o homem e o animal são semelhantes, demonstrando sentir, dor, felicidade, prazer e sofrimento. Porém, as pesquisas e os testes científicos em seres indefesos contradizem a ideia de Darwin, de maneira que é abstraído os sentimentos para o propósito de submeter sua vida ao um ser situado no topo da cadeia biológica. Dessa forma, é inconcebível que a liberdade dos animais seja negada, violando os princípios da Constituição Federal.
Além disso, apesar da existência de leis no Brasil que proíbem a utilização de animais no meio científico, a ausência de fiscalização rígida impede a resolução desse problema. Segundo, o filósofo Platão, quando uma parte da sociedade não cumpre seu papel, o organismo social como um todo é prejudicado. Nesse contexto, ressalta-se a ideia de que a desestruturação das hierarquias e a insuficiente atuação do Poder Executivo asseguram a perpetuação da violência contra seres indefesos.
Fica evidente, portanto, a necessidade imperiosa de adoção de medidas pelo Estado diante desse cenário. É necessário que o Governo Federal, em colaboração com o Conselho Nacional de Experimentação Animal (CONCEA), deve garantir a fiscalização periódica nas indústrias que utilizam animais em testes científicos e aplicar penalidades mais severas aos infratores das leis vigentes. Ademais, é fundamental investir em educação e conscientização pública sobre os direitos dos animais e promover o financiamento de pesquisas que busquem alternativas ao uso de animais, incentivando práticas mais humanitárias e eficazes. Assim, será possível evoluir para uma sociedade que respeita a vida animal, seguindo o exemplo de "Zootopia" na valorização das diferenças.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar redação
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Passe ilimitado
Comentários
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido.
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
128 Exibições
por milenaxxw
0 Respostas 
31 Exibições
por Marialyana
11 Respostas 
698 Exibições
por Mylike
0 Respostas 
102 Exibições
por AnnaJBVB
0 Respostas 
80 Exibições
por Rafzz
maus tratos contra animais no brasil
por spikeg    - In: Outros temas
0 Respostas 
67 Exibições
por spikeg
A situação dos maus-tratos aos animais no Brasil
por Sall    - In: Outros temas
0 Respostas 
101 Exibições
por Sall
Os maus tratos aos animais no Brasil.
por Kimmdoo10    - In: Outros temas
0 Respostas 
77 Exibições
por Kimmdoo10
1 Respostas 
139 Exibições
por Clariii
0 Respostas 
84 Exibições
por alecshivley

No século XX, surgiu a terceira Revolução Industri[…]

Após a pandemia no Brasil houve queda nos índices[…]

A obra "Abaporu", da pintora Tarsila do […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM