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Por Maxy
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No livro "O Capital" do filósofo alemão Karl Mark, entende-se o trabalho como matriz constituinte da dignidade humana. Entretanto atualmente as pessoas estão enfrentando dificuldades para alcançar a sua dignidade através do trabalho. Nessa perspetiva, é importante analisar a falta de direito ao lazer, como também a questão do desemprego no brasil.
Em primeiro lugar, vale ressaltar que as longas jornadas de trabalho impossibilitam o direito ao lazer. Pode-se citar, por exemplo, a alta carga horária dos professores de escolas de funcionamento integrado em Pernambuco, que muitas vezes enfrentam jornadas de mais de 8 horas por dia. Além disso, alguns ainda precisam destinar seu tempo livre, para comprimir com obrigações extras do trabalho.
Outrossim, é válido salientar que a falta de empregos, é um fator que atrapalhar a conquista da dignidade. De acordo com dados do Instituto brasileiro de geografia ( IBGE ) no último Trimestre do ano de 2022 o Brasil tinha 8,6 Milhões de desempregados. Nesse contexto, se cria um exercito de reserva e qualquer um pode ser substituído, o que faz os proletários viverem o pesadelo de não ter a sua vaga garantida.
Portanto, são necessárias medidas capazes de mitigar essa problemática. Para tanto, o governo federal, deve negociar com as empresas a contratação de mais profissionais que desempenhem a mesma função, a fim de reduzir a carga horária e o índice de desemprego. Dessa forma haverá dignidade através do trabalho.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 130

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por Layla01
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C1 - 160
C2 - 180
C3 - 140
C4 - 180
C5 - 120

Nota = 740
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