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De acordo com Marx Weber, sociólogo alemão, o trabalho enobrece o homem. Sob essa ótica, para o cumprimento do dogma estabelecido, deve-se estudar para entrar em uma boa universidade e conseguir um bom emprego, haja vista que, além de fonte de renda, é um dos principais meios de ascensão social e construção do caráter do indivíduo.
Em primeira análise, no contexto do capitalismo contemporâneo, criou-se uma desigualdade social e mostra um mercado de trabalho altamente competitivo. Sob essa perspectiva, nota-se a falta de uma educação básica e de qualidade para aqueles menos favorecidos terem a oportunidade de ingressarem em uma instituição de ensino superior e, posteriormente, em um bom emprego. Contudo, a falta de oportunidades para os indivíduos se mostra explícita diante da nossa realidade, visto que a educação é o fator principal no desenvolvimento de um país.
Ademais, vale ressaltar que a escravidão foi uma realidade de grande impacto em todo o mundo, e, em 1888, ela foi formalmente abolida com a assinatura da Lei Áurea no Brasil. Entretanto, ainda é visível a persistência de casos semelhantes, onde o proletariado é visto como apenas uma mão de obra e vive sob condições degradantes de trabalho coligadas a limitação da liberdade que, consequentemente, compromete diretamente os direitos humanos e a dignidade humana.
Infere-se portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem à construção de um mundo melhor. Dessa maneira, cabe ao governo investir em educação pública de base, para que membros de todas as classes sociais tenham oportunidades de forma igualitária. Além disso, faz-se necessário a melhoria nas leis trabalhistas já existentes juntamente com a fiscalização sobre as condições as quais o operário se encontra dentro do ambiente de trabalho. A partir dessas ações, espera-se promover uma melhora no que tange à questão do trabalho na construção da dignidade humana.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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