A priori, vale ressaltar a pobreza como uma das causadoras do problema em pauta, já que, em famílias com baixa renda, é necessária a colaboração de diversos membros para a obtenção de quantias mínimas de dinheiro para cobrir necessidades básicas, o que infelizmente acaba por envolver menores de idade em grande parte dos casos. Como consequência, essas crianças acabam tendo suas infâncias comprometidas, o que pode acarretar num mal desenvolvimento de suas habilidades sociais. Também cabe destacar a negligência do governo perante à essa situação, já que pouco é feito para ajudar famílias com problemas financeiros.
Ademais, a má educação presente nas escolas pode ser apontada como agravante desse cenário, pois, como muitas vezes certas matérias e a utilidade das mesmas não são devidamente explicadas, os alunos as tomam como demasiado complexas ou inúteis e se desinteressam por elas, o que pode levar à desistência completa dos estudos para focar em coisas tidas como mais úteis, como o trabalho. Dessa maneira, o desempenho académico destas pessoas é prejudicado e, como resultado, suas oportunidades de emprego são reduzidas. Mais uma vez, nota-se a falta de preocupação por parte dos governantes, que não se interessam pela qualidade do ensino no país.
Dado o exposto, conclui-se que a intervenção faz-se necessária. É dever do governo federal oferecer auxílios financeiros para família em necessidade, a fim de que o trabalho infantil não seja mais necessário para sobrevivência, assim como investir na educação pública e divulgar sua importância, dessa maneira diminuindo as taxas de evasão escolar em prol do trabalho. Desse modo o trabalho infantil se tornará um problema a menos no país.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.