Avatar do usuário
Por Isabela0272
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#84483
No Brasil, as leis trabalhistas são regulamentadas pela Consolidação das Leis do Trabalho, que determina a idade mínima para começar a trabalhar como 14 anos. No entanto, é notório que tal norma carece de ser respeitada, visto que, atualmente, ainda há um grande número de crianças condicionadas ao trabalho infantil no país. Tal fato encontra explicação na carente situação financeira em que se encontram muitas famílias, assim como na educação de baixa qualidade.

A priori, vale ressaltar a pobreza como uma das causadoras do problema em pauta, já que, em famílias com baixa renda, é necessária a colaboração de diversos membros para a obtenção de quantias mínimas de dinheiro para cobrir necessidades básicas, o que infelizmente acaba por envolver menores de idade em grande parte dos casos. Como consequência, essas crianças acabam tendo suas infâncias comprometidas, o que pode acarretar num mal desenvolvimento de suas habilidades sociais. Também cabe destacar a negligência do governo perante à essa situação, já que pouco é feito para ajudar famílias com problemas financeiros.

Ademais, a má educação presente nas escolas pode ser apontada como agravante desse cenário, pois, como muitas vezes certas matérias e a utilidade das mesmas não são devidamente explicadas, os alunos as tomam como demasiado complexas ou inúteis e se desinteressam por elas, o que pode levar à desistência completa dos estudos para focar em coisas tidas como mais úteis, como o trabalho. Dessa maneira, o desempenho académico destas pessoas é prejudicado e, como resultado, suas oportunidades de emprego são reduzidas. Mais uma vez, nota-se a falta de preocupação por parte dos governantes, que não se interessam pela qualidade do ensino no país.

Dado o exposto, conclui-se que a intervenção faz-se necessária. É dever do governo federal oferecer auxílios financeiros para família em necessidade, a fim de que o trabalho infantil não seja mais necessário para sobrevivência, assim como investir na educação pública e divulgar sua importância, dessa maneira diminuindo as taxas de evasão escolar em prol do trabalho. Desse modo o trabalho infantil se tornará um problema a menos no país.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Avatar do usuário
Por Isabela0272
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#84484
@Higorvaz
@Mylike
@EuDavila
@Hods
@EmillyySilva

Oi gente, se tiverem um tempo, poderiam dar uma olhada aqui? E eu estou tentando montar uma estrutura de redação, se puderem me dar sugestões de conectivos pra redações nota 1000, eu adoraria!! Muito Obrigada desde já!!

E feliz ano novo!!
0
Avatar do usuário
Por Higorvaz
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#84489
Olá, @Isabela0272, e Feliz Ano Novo também! :mrgreen:

Minha correção do meu ponto de vista:

vale ressaltarque também estou iniciando, talvez esta correção seja mais básica.

Estrutura da Introdução:

Foi um ótimo começo, o leitor consegue compreender facilmente o seu ponto de vista e saber sobre o assunto que está sendo escrito em cima. Por outro lado, de acordo com os requisitos para uma redação nota mil, é necessário um repertório sociocultural¹, talvez o início seja e eu não saquei, mas tente usar e caso use, explique. Aplicação correta das 2 teses e alguns erros de gramática, boa introdução!

Estrutura do Desenvolvimento 1:

Uso do conectivo de prioridade, aplicação da 1 tese e falha na aplicação de um repertório sociocultural. É muito importante o uso de um nos textos, é isso que vai garantir sua máxima na 2 competência. De resto, não achei nenhum erro gramátical e sua argumentação está clara pra mim, consegui compreender seu ponto de vista. Tirando o repertório, bom desenvolvimento 1!

Estrutura do Desenvolvimento 2:

Esse parágrafo segue a mesma forma do seu anterior, sua argumentação ainda está bem clara, porém, não há um repertório para a fortificação da sua ideia, isso iria dar mais certeza ao leitor. Este também, bom desenvolvimento 2!

Proposta de Intervenção:

A aplicação dos dados que construem a estrutura desse último parágrafo estão incompletas. Aqui estão os 5 dados necessários para a construção;

Agente : Quem irá fazer? Estado? Ministérios?

Ação : O que o Agente irá fazer? Reformas? Campanhas Publicitárias? Diminuição de [...]?

Meio/Modo : Como o Agente poderá fazer a Ação? Com verbas governamentais? Dinheiros dos cofres públicos? Ajuda do governo?

Efeito/ Para que : Se o Agente fizer a Ação, qual seria o resultado dela, pra quem?

Detalhamento : Após feitas as anteriores, apenas detalhe a sua proposta, ou seja, explique mais afundo suas ideias, explique se mais alguém poderia se beneficiar, detalhe ao máximo!

Bom, se chegou até aqui, saiba que está excelente, apenas com alguns erro comuns, não se preocupe, bons estudos! :mrgreen:

Bibliográfica :

Repertório Sociocultural - Filmes, Livros, Jogos, Teatro, Séries televisivas, etc.

O importante não é acertar, e sim tentar. Existem aqueles que tentam, e aqueles que fracassam.
0
Avatar do usuário
Por Isabela0272
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#84491
@Higorvaz, obrigada pela correção!! Sobre o repertório, será que não é mesmo possível escrever uma redação do enem sem repertório? Eu não consigo guardar nenhuma informação desse tipo, minha memória é péssima, então desde o ano passado estou treinando uma maneira de não precisar muito deles.


Eu lembro de ter visto em algum lugar uma moça que escreveu uma redação ótima sem repertórios no desenvolvimento, ela usou argumento de causa e consequência, se não me engano.

Mas obrigada de novo!
0
Avatar do usuário
Por Higorvaz
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#84492
Isabela0272 escreveu:@Higorvaz, obrigada pela correção!! Sobre o repertório, será que não é mesmo possível escrever uma redação do enem sem repertório? Eu não consigo guardar nenhuma informação desse tipo, minha memória é péssima, então desde o ano passado estou treinando uma maneira de não precisar muito deles.


Eu lembro de ter visto em algum lugar uma moça que escreveu uma redação ótima sem repertórios no desenvolvimento, ela usou argumento de causa e consequência, se não me engano.

Mas obrigada de novo!
Então, desde que eu comecei a fazer minhas redações, eu também tinha essa dúvida, mas pelo o que eu observei ao longo de 1 mês de estudo eu posso afirmar que se não 100% das vezes que são dadas notas altas em redações do ENEM a maioria contém nos 3 parágrafos(Introdução, D1 e D2) repertório. Mas a lógica aqui é questionar tudo mesmo, porém, na minha opinião, um texto sem repertório muito difícil passar dos 800 pontos. Por que a 2 competência é exatamente essa, os repertórios. @JoaoPedro72 @Mylike

Esses aqui são bem mais experientes que eu, e o que eu sei eles me ensinaram então acho que essa questão é bem exata no fato da importância do repertório, obrigado dnv! :mrgreen:

O importante não é acertar, e sim tentar. Existem aqueles que tentam, e aqueles que fracassam.
0
Avatar do usuário
Por Mylike
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#84496
Oie, você escreve muito bem, recomendo você a estudar a estrutura (o que precisa ter, mas só se quiser mesmo, pois você já compreendeu a maioria das coisas).
1- você precisa sim colocar os repertórios, isso acabou prejudicando a c3 e a c2, se você tivesse colocado repertório e usado eles de forma correta a sua redação poderia chegar em 800+ fácil.
Qualquer coisa é só marcar ou chamar no pv, parabéns pelo seu texto! :)

O impossível é somente um limite estabelecido pelas nossas próprias mentes! :)
0
Avatar do usuário
Por Mylike
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#84525
Isabela0272 escreveu:@Mylike, certo, obrigada!
De nada! :)

O impossível é somente um limite estabelecido pelas nossas próprias mentes! :)
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
181 Exibições
por DudaG
0 Respostas 
69 Exibições
por 1234502
0 Respostas 
90 Exibições
por Anabia03
0 Respostas 
110 Exibições
por diogors100
0 Respostas 
73 Exibições
por zanandrez
0 Respostas 
67 Exibições
por Flicker2307
0 Respostas 
72 Exibições
por mariaajuli
0 Respostas 
60 Exibições
por jessicadona
Trabalho infantil no Brasil
por Iniciante21    - In: Outros temas
0 Respostas 
116 Exibições
por Iniciante21
0 Respostas 
64 Exibições
por LauraNevesAR

studymalus Katsmoking elloysa DaviHudson […]

Desde que o mundo é mundo, e que as formas […]

Olá, Oliveira1! Obrigado por enviar sua red[…]

A desigualdade

Olá, Camilyzyw! Obrigado por enviar sua red[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM