Sobre esse viés, pode se apontar como um fator determinante a insuficiência legislativa. Gilberto Dimenstein explique aqui no Brasil as leis são inefetivas, o que gera uma falta sensação de cidadania. Tal e inefetividade é nítida na questão do trabalho infantil na realidade brasileira, visto que muitas crianças são incluídas no mercado de trabalho. Assim é urgente que "cidadania de papel" - de que o jornalista falou - seja superada.
Além disso a ineficiência governamental intensifique a gravidade do problema. para Thomas Hobbes, o estado é responsável por garantir o bem-estar dos cidadãos. Porém, tal responsabilidade não está sendo honrada quanto ao trabalho de menores, visto que o governo não está tomando atitudes que mudem a situação. Assim, para que tal bem-estar seja usufruído, o estado precisa sair da inércia que se encontra.
Portanto, é imprescindível atuar sobre esse problema. Para isso, o poder público deve criar políticas públicas, por meio de investimentos em prol das crianças que precisam realizam trabalhos, a fim de reverter a insuficiência legislativa que impera. Tal ação pode, ainda, contar com pesquisas públicas para entender e priorizar as reais necessidades da população. Paralelamente, é preciso intervir sobre a falta de ação política presente no problema. Dessa forma, será possível tornar os preceitos da Declaração Universal dos Direitos Humanos uma realidade mais próxima.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada