• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#64329
Hodiernamente, o trabalho infantil é um desafio que atinge a sociedade brasileira. De acordo com o site dw.com publicado em 2019, o país tem mais de 2 milhões de menores de idade exercendo atividades muitas vezes degradantes e que eles negam direitos garantidos por lei. Fatores esses que prejudicam o aprendizado da criança ou do adolescente.
Segundo estudo feito pelo jornalista Luís Fernando Menezes em 2019, o trabalho infantil foi responsável pela morte de 187 crianças e adolescentes entre 2007 e 2015. Na mesma época, outros 518 jovens tiveram as mãos amputadas em acidente no trabalho. Paralelo a isso sabe-se que estes fatos só prejudicam o aprendizado da criança e do adolescente, quando não o tirar da escola e a torna vulnerável em aspectos, incluindo a saúde, exposição a violência, assédio sexual e esforços físicos intensos.
Além de serem privadas de uma infância plena, com sonhos, educação e brincadeiras, as crianças que trabalham carregam várias consequências para a vida adulta, como impactos físicos, econômicos e psicológicos, além de conservar o ciclo de pobreza repetido de geração a geração.
Dessarte, o trabalho infantil é um problema que persiste na sociedade brasileira. Sendo assim, o trabalho infantil pode ser evitado através da melhoria das condições de vida dessas pessoas, por meio de medidas como aumento de salários, aumento do número de empregos, e realização de programas assistenciais. Além disso, a sociedade, ao suspeitar que uma criança esteja trabalhando, poderá denunciar ligando para o Disque 100, a ligação é gratuita e o canal encaminha o caso para a rede de proteção. Desse modo será possível diminuir ou acabar com os casos de trabalho infantil no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

#64873
Tema: CAMINHOS PARA COMBATER O DESAPARECIMENTO DE CRIANÇAS NO BRASIL
O filme "3096 Days", retrata a história de Natascha Kampusch, uma menina de 10 anos que é sequestrada pelo austríaco Wolfgang Priklopil e mantida em cativeiro por 8 anos, onde também era estuprada e obrigada a fazer trabalhos domésticos. Nesse sentido, a temática da obra está intimamente relacionada com à sociedade brasileira, visto que os caminhos para combater o desaparecimento de crianças é um problema que restringe a cidadania no país. Com efeito, hão de ser analisados as causas que corroboram esse grave cenário: a desinformação em relação ao Banco de Dados de Pessoas Desaparecidas (BDPD) e a negligência das delegacias em registrar os desaparecimentos.
Nesse viés, é necessário pontuar que a falta de informação acerca do (BDPD) precisa ser superada. Em uma entrevista feita pelo G1, Maria Rosilene, mãe de um desaparecido, após ser questionada se tinha algum conhecimento sobre o banco de dados, afirma nunca ter sido informada sobre o sistema. O fato desse tema ser silenciado impede que muitas famílias tenham acesso ao site. Assim, enquanto a desinformação em relação ao (BDPD) se mantiver, o Brasil permanecerá distante da resolução desse grave problema.
Ademais, a negligência das delegacias em registrar o desaparecimento, acaba por dificultar a oportunidade da vítima ser encontrada, pois, na demora pela busca, a criança fica vulnerável a qualquer categoria de agressão, podendo ser física ou sexual, além da diminuição de oportunidades de encontra-la com vida. Uma entrevista feita pelo site Senado Notícias, retrata o drama vivido pela moradora do Distrito Federal, Vanuza Cruz da Silva, que não recebeu atendimento adequado ao registrar o desaparecimento de seu irmão de 13 anos. Segundo Vanuza o policial de plantão informou que não havia nada a ser feito e que a solução seria aguardar. Desse modo, observa-se que os registros de desaparecimento de crianças é frequentemente negligenciado, o que faz com que a oportunidade de muitas delas serem encontradas, diminua drasticamente. Por conseguinte, evidencia-se a necessidade de um atendimento apropriado, fator imprescindível na construção de um distrito policial eficiente.
Portanto, é dever do governo reforçar o atendimento as famílias das vítimas, criando mais delegacias especializadas, em turnos de 24 horas para registros de desaparecimentos. Também é essencial que o Estatuto da Criança e do Adolescente faça parcerias com ONGs, em que elas possam alertar a população sobre os cuidados que se deve ter com as crianças, para evitar ao máximo o desaparecimento. Assim, o filme "3096 Days" narrará apenas uma história e não mais uma realidade nacional.
22

d3d

Ashiley , OI! Muitíssimo obrigada por ter […]

No Brasil apesar da constituição de […]

Tema: O aumento do número de profissionais […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM