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Por SailorRebeca
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No livro "O cidadão de papel", é retratada a vida de um garoto de rua, cujo nome é Naco. Ao longo da trama, revela-se como alguns alguns indivíduos são desvalorizados na sociedade brasileira. Fora da ficção, é fato que a realidade apresentada no livro pode ser relacionada àquela do século XXI, na qual existe trabalho escravo no Brasil imposto por questões de silenciamento e lógica capitalista.

Em primeiro lugar, é importante destacar que o fenômeno da ocultação contribui para o trabalho escravo. De acordo com a escritora Djamila Ribeiro, é preciso tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam promovidas. Porém, há um silenciamento instaurado no que diz respeito ao trabalho escravo, visto que não há debate sobre esse óbice no meio social, ocasionando em obstáculos, como a falta de oportunidades e agravamento da desigualdade social. Assim, é preciso acabar com essa invisibilidade para atuar sobre ela, como defende a pensadora.

Além disso, a priorização de interesses financeiros é um entrave no que tange ao problema. Segundo Bauman, os valores da sociedade estão sendo colonizados pela lógica de mercado. Paralelamente, tal constatação é nítida sobre o tema, uma vez que pessoas são submetidas a trabalho análogo à escravidão pela sua classe social, sendo ocultadas, desvalorizadas e impossibilitadas de assumir postos mais elevados e dignos de condições humanas no mercado de trabalho. Logo,  inverter essa lógica e colocar os valores humanos em primeiro lugar é urgente.

Fica claro, portanto, que ações do Estado são necessárias para combater o quadro atual. Para assegurar as condições básicas no trabalho, urge que Poder Público juntamente com o Ministério do trabalho, órgão do poder executivo,  fomente a execução dos direitos humanos por meio de fiscalizações e regulamentos, que serão realizadas por empresas estatais especializadas, com fito de assegurar o trabalho decente, justo e oportuno para todos. Em paralelo, é preciso fortalecer o debate sobre os direitos trabalhistas na sociedade e parlamentares. Somente assim, será possível que existam menos "cidadãos de papel" no Brasil como apresentou Dimenstein.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por SailorRebeca
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Oi gente! Sou nova no aplicativo, vocês podem dar uma olhada na minha redação? Obrigada
@maiconpgtu @thayolivb @Gi69 @geoca @anasilva1 @lucsx @lmaia04 @anaclaradll
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