Primeiramente, é importante ressaltar que a utilização da internet traz malefícios para a saúde e desenvolvimento social. Muitas pessoas que utilizam a internet junto ao uso do celular em excesso, acabam tendo problemas de saúde recorrentes, como: a insônia, o estresse, e dificuldades de enxergar. Além disso, pode ocasionar problemas nas relações sociais do indivíduo, tendo em vista que a falta de uma boa noite de sono prejudicada pelo uso da internet é a causadora principal da baixa comunicação verbal.
Segundamente, para os indivíduos que se titulam "viciados" na internet, poucos minutos sem conexão já é motivo de agonia, ou seja, muitas pessoas acabam não conseguindo ficar nem sequer um minuto fora de alguma rede social. Infelizmente, esse fato é ainda mais presente na vida de crianças e adolescentes, pois quando estão conectados na internet e por algum motivo acabam se desconectando, já é motivo de choros e raivas.
Portanto, para haver um melhor aproveitamento da vida social longe das redes, é imprescindível que essa sociedade tenha uma consciência mais aflorada de que o uso excessivo da tecnologia em si, pode trazer malefícios para a sua saúde física e mental, da mesma forma que pode prejudicar também as relações sociais, como no trabalho, escola e vida cotidiana dos mesmos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.