Dessa forma, em primeira análise, deve-se pontuar que a falta de debates é um grande empecilho. A pensadora Djamila Ribeiro, explica que é preciso tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam promovidas. Porém, há um silenciamento instaurado na questão da educação sexual, visto que, falar sobre sexualidade e relações sexuais é um tabu de legado histórico ultraconservador na sociedade brasileira. Assim, é essencial tirar essa temática da obscuridade para atuar sobre ela, como defende a pensadora.
Além disso, é coerente apontar a lacuna educacional como um entrave ao problema. Desse modo, é preciso que o setor educacional ensine crianças e adolesceres a protegerem seu corpo, seja de IST’s, gravidez precoce indesejada, assim como, se proteger de abusos sexuais. Um exemplo a ser seguido é a palestra sobre educação sexual e abusos sexuais, que ocorreu em Campo Limpo no Estado de Goiás, que resultou em 10 denúncias de crianças e adolescentes que sofriam abusos em casa. Sendo assim, deve o governo incentivar essas palestras em âmbito nacional.
Portanto, é indispensável intervir sobre o tabu em relação à educação sexual e suas implicações para os jovens. Para isso, o Governo Federal e o Ministério da Educação devem elaborar um plano que agrega a educação sexual nas escolas, por meio de criar uma matéria curricular do infantil ao ensino médio, a fim de ensinar e proteger as crianças e adolescentes. Tal ação, deve, produzir palestras para apresentar a importância dessa matéria aos pais dos alunos. Dessa forma, será possível superar como define Saramago, a cegueira social dessa questão, tirando a situação da invisibilidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.