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Por AnaLu08
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#94141
"Ensaio sobre a cegueira" retrata a invisibilização de certos problemas na sociedade. Na realidade brasileira, a crítica de Saramago é verificada no tabu em relação à educação sexual e suas implicações para os jovens. Nesse contexto, persiste um problema delicado, em virtude do silenciamento e da lacuna educacional.
Dessa forma, em primeira análise, deve-se pontuar que a falta de debates é um grande empecilho. A pensadora Djamila Ribeiro, explica que é preciso tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam promovidas. Porém, há um silenciamento instaurado na questão da educação sexual, visto que, falar sobre sexualidade e relações sexuais é um tabu de legado histórico ultraconservador na sociedade brasileira. Assim, é essencial tirar essa temática da obscuridade para atuar sobre ela, como defende a pensadora.
Além disso, é coerente apontar a lacuna educacional como um entrave ao problema. Desse modo, é preciso que o setor educacional ensine crianças e adolesceres a protegerem seu corpo, seja de IST’s, gravidez precoce indesejada, assim como, se proteger de abusos sexuais. Um exemplo a ser seguido é a palestra sobre educação sexual e abusos sexuais, que ocorreu em Campo Limpo no Estado de Goiás, que resultou em 10 denúncias de crianças e adolescentes que sofriam abusos em casa. Sendo assim, deve o governo incentivar essas palestras em âmbito nacional.
Portanto, é indispensável intervir sobre o tabu em relação à educação sexual e suas implicações para os jovens. Para isso, o Governo Federal e o Ministério da Educação devem elaborar um plano que agrega a educação sexual nas escolas, por meio de criar uma matéria curricular do infantil ao ensino médio, a fim de ensinar e proteger as crianças e adolescentes. Tal ação, deve, produzir palestras para apresentar a importância dessa matéria aos pais dos alunos. Dessa forma, será possível superar como define Saramago, a cegueira social dessa questão, tirando a situação da invisibilidade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Casey12
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#94286
Olá, tudo bem ? Vou te dá uma breve correção
Seu texto segue as estruturas da redação do enem, mas com alguns erros de gramática e pontuação, sendo presente no seu texto, use seus conectivos de forma adequada ao que quer evidenciar, pois muitos não se encaixam direito, argumentar bem, mas poderia exeplicar melhor, pois no seu segundo desenvolvimento ficou parecendo uma proposta de intervenção, talvez apenas seja ao meu ver, mas acho que seria bom prestar atenção nisso. Conclusão completa, espero ter ajudado, bons estudos e continue treinando 💞


( receberá a base da nota)
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